Estão programados encontros, seminários, oficinas de capacitação e formação para os integrantes e população em geral
Além dos encontros de integração e avanço de projetos, os Núcleos de Cooperação Socioambiental terão um segundo semestre repleto de atividades adicionais que irão integrar os participantes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No calendário, estão previstos encontros presenciais, seminários, oficinas de capacitação e webinários que envolverão todo o Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul.
As ações integram campanhas educativas, lideradas pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, por meio do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade e têm como objetivo o envolvimento direto da comunidade em decisões e práticas sustentáveis, a formação de multiplicadores e o estímulo ao diálogo entre poder público, sociedade civil e juventude.

“Os Núcleos de Cooperação Socioambiental são uma ponte entre a comunidade e as ações estratégicas que desenvolvemos para um futuro mais sustentável. Ao ampliar essa agenda, fortalecemos a participação cidadã, estimulamos soluções locais e reforçamos o compromisso da Itaipu e do Itaipu Parquetec com a construção coletiva de territórios”, afirmou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
Formações para os Núcleos
Os encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental seguem até o fim de setembro, com formação em educomunicação para jovens e oficina de monitoramento e avaliação das ações realizadas coletivamente, relacionadas ao projeto de impacto dos Núcleos.
Paralelamente, membros indicados pelos Núcleos participarão de uma mentoria em desenvolvimento organizacional, com foco no diagnóstico, no planejamento e na aplicação de estratégias para o fortalecimento institucional nos territórios.
Eventos para a comunidade
Entre os meses de setembro e novembro, o território será impactado por uma campanha educativa sobre os ODS e desafios locais, por meio de um seminário voltado ao papel de gestores públicos no cumprimento da Agenda 2030 – o plano global da Organização das Nações Unidas para alcançar um futuro mais sustentável até 2030.
O ciclo de seminários começa em Matinhos (PR), no dia 16 de setembro, e termina em Ivaiporã (PR), no dia 7 de novembro, passando por 21 cidades, sendo 19 no Paraná e 2 no Mato Grosso do Sul.
Atividades de impacto no território
Planejadas para acontecer em cada uma das 434 cidades do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul, as oficinas de grafite e produção de hortas urbanas vão envolver a comunidade no trabalho de criação de espaços coletivos. Ambas as ações serão conduzidas por oficineiros das próprias regiões, valorizando também os saberes e talentos locais.
As oficinas de grafite são direcionadas aos jovens, que aprenderão técnicas artísticas, história da arte urbana e teoria das cores. A proposta é que seja produzido um mural por município.
Já as oficinas de hortas urbanas são voltadas à população em geral e têm como objetivo estimular a prática agroecológica comunitária como ferramenta de educação ambiental, segurança alimentar e sustentabilidade local.
“O sucesso dessas ações depende do engajamento de cada participante e da integração entre sociedade, poder público e instituições. É inspirador ver como os Núcleos de Cooperação Socioambiental transformam ideias em projetos concretos que fortalecem a comunidade e contribuem para um futuro mais sustentável”, disse Rosani Borba, gestora do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade.
Segurança alimentar
Também faz parte do cronograma a Formação em Segurança Alimentar e Nutricional, destinada a nutricionistas, cozinheiros e cozinheiras das redes municipais de educação do território.
A formação capacitará um nutricionista por município, com encontros presenciais a partir de setembro. O foco é criar uma rede de troca de experiências sobre ações em segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar, bem como o fortalecimento local das políticas públicas voltadas ao tema, como a compra direta de produtores agroecológicos e orgânicos na alimentação escolar.
Sobre os Núcleos
Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa alinhada às estratégias do Governo Federal para a transformação social, econômica e ambiental. A estratégia, coordenada pela parceria da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.
Os núcleos constituem um espaço de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.