
Entre os dias 6 e 10 de agosto, a Expedição do Conhecimento da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec recebeu visitantes durante a 22ª Jornada de Agroecologia do Paraná, que aconteceu no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
A Expedição do Conhecimento é um caminhão adaptado, acessível e com atividades educativas e interativas para todas as faixas etárias, com foco em crianças da educação básica. O projeto surgiu em 2020 e vem se expandindo ao longo dos anos, tendo atendido já mais de 400 cidades nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
A visita ao caminhão envolve três espaços. O primeiro aborda a importância do sol para a vida na Terra e o “Territo”, personagem da Expedição, conduz o visitante desde o sistema solar até os dias de hoje, passando pelos desafios enfrentados pela humanidade na conservação do planeta.
Na sala seguinte, crianças, jovens e adultos brincam e manuseiam microscópios e lupas para analisar de células a biomas. Nesse momento, o público visitante descobre quais são as espécies em extinção e o papel da empresa binacional na preservação e conexão com a natureza. É o caso do Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu; das reservas e refúgios biológicos, no Brasil e Paraguai, que somam mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica; e da parceria com o Parque Nacional do Iguaçu.
O último espaço trata da conexão entre os eixos ambientais energia, água, biodiversidade e sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).