Diretor financeiro executivo da Itaipu participa de debate sobre papel das hidrelétricas na transição energética

Compartilhe esse artigo

André Pepitone participou do painel de abertura do evento

O diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, André Pepitone, participou, na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília (DF), do debate “O Papel das Hidrelétricas na Transição Energética”, promovido pela Agência Infra. O evento debateu o papel fundamental da hidreletricidade na descarbonização e como bateria do setor, garantindo abastecimento de forma rápida e contínua.

Pepitone fez parte do painel de abertura ao lado de alguns dos principais nomes do setor elétrico brasileiro, como João Daniel Cascalho, secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME); Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel; Christiano Vieira, diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema (ONS); Alexandre Ramos, presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); e Thiago Prado, presidente da Empresa de Pesquisa Energética.

O diretor falou sobre a importância da Itaipu tanto na produção de energia quanto na promoção da modicidade tarifária. “A energia da Itaipu era tida como cara, por causa do pagamento da dívida, e isso condicionou a mente de todos. Era o senso comum. Mas, desde 2023, quando pagamos a dívida, isso mudou”, explicou Pepitone.

“Hoje, a energia da Itaipu é uma das mais baratas no portfólio de distribuidoras do Brasil. O ACR médio, que é o preço médio de aquisição de energia de uma distribuidora, é de R$ 307. Itaipu está R$ 232, significativamente mais baixo, ajudando o país na redução das tarifas. E ainda apoiamos a inovação, a preservação ambiental e o desenvolvimento regional”, completou.

O evento teve ainda duas mesas de debates – uma sobre a visão do setor público, com representantes do MME, Aneel, ONS, EPE e CCEE, sob moderação de Luiz Augusto Barroso, da PSR; e outra com a visão dos agentes, incluindo representantes da Norte Energia, Copel, Eletrobras, Auren e Abrage, sob mediação de Fernando Mosna, diretor da Aneel.

Também participaram autoridades como Marisete Dadald, presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), o deputado Diego Andrade, presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, e o deputado federal Arnaldo Jardim.

Tópicos: 

Mais notícias