Enio Verri participou da abertura de evento de secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Paraná, em Foz do Iguaçu
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participou quarta-feira (6) da abertura do Encontro Paranaense de Secretários Municipais da Agricultura e do Meio Ambiente 2025, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é organizado pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), com apoio da Itaipu, entre outras instituições.
Verri destacou os programas socioambientais da Itaipu e reforçou a importância da parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente. “A matéria-prima da Itaipu é a água. Se assorear o reservatório, não temos matéria-prima e não temos energia. Por isso este encontro tem um papel muito importante para Itaipu, para que a gente possa debater novas parcerias e fortalecer os projetos que estão em andamento nos municípios.”
O diretor citou ações do Programa Itaipu Mais que Energia, como a recuperação de nascentes, projetos de educação ambiental, e a construção de Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) em diversas cidades. “Isso prova que dá para fazer política ambiental e gerar renda ao mesmo tempo. Contem com a Itaipu, contem com o Governo Federal como parceiros para a construção de políticas sólidas de respeito ao meio ambiente, de apoio à agricultura familiar e, principalmente, desenvolvimento inclusivo.”

O evento segue até sexta-feira (8) com programação dedicada ao fortalecimento da gestão técnica e desenvolvimento sustentável no campo. Na sexta, às 15h, o engenheiro agrônomo Hudson Carlos Lissoni Leonardo, da Divisão de Apoio Operacional da Itaipu, vai proferir palestra sobre o Programa Itaipu Mais que Energia, que, em parceria com a Caixa Econômica Federal, implementa ações socioambientais nos municípios do Paraná, além do sul do Mato Grosso do Sul, focadas em manejo e conservação ambiental e alinhadas às políticas públicas do Governo Federal.