Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Refúgio Biológico Bela Vista
Tamanho da letra


Foto: Caio Coronel/Itaipu Binacional.

O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu, é referência em conservação de fauna e flora, especialmente para outras empresas do setor elétrico. A unidade de conservação ocupa uma área de 1.780 hectares

Hoje, o RBV integra e é reconhecido como um posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O refúgio também compõe o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, que conecta o Parque Nacional do Iguaçu às áreas protegidas da Itaipu e ao Parque Nacional de Ilha Grande. Boa parte da vegetação que hoje é floresta foi recomposta pela Itaipu de áreas de pastagens e gramíneas.

O Zoológico Roberto Ribas Lange, principal atrativo do roteiro de visitação ao RBV, abriga 189 animais de 52 espécies, sendo 15 répteis e anfíbios, 113 aves e 61 mamíferos. Os animais são provenientes do próprio criadouro de animais silvestres da Itaipu, de outros zoológicos ou de órgãos ambientais como Polícia Ambiental, IAT, Ibama e ICMBio.

O RBV conta, ainda, com o maior e mais bem-sucedido programa de reprodução de harpias do mundo. Desde 2009, nasceram ali 56 harpias. A unidade também tem tido sucesso na reprodução de onças-pintadas, com os últimos dois nascimentos ocorridos em novembro de 2022. O primeiro foi em 2016.

No Zoológico Roberto Ribas Lange nasceram 81 mutuns-de-penacho. Desses animais, 10 indivíduos foram reintroduzidos na unidade de conservação Gran Parque Iberá, na Argentina, em janeiro de 2020, graças a uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Fundação Rewilding Argentina. Além dos mutuns-de-penacho, também nasceram outras espécies de animais, como 27 antas e 13 jacutingas, todas espécies muito importantes para a conservação das florestas, uma vez que esses animais contribuem para a dispersão de sementes.

Clique aqui para saber como visitar o RBV.

Clique aqui para assistir a um vídeo contando a história da unidade de conservação.

Saiba mais sobre outras reservas e refúgios mantidos pela Itaipu.

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.