Foram lançados dois selos, um em homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado e outro que marca a participação da Itaipu e do Itaipu Parquetec na Conferência do Clima
Os Correios lançaram dois selos comemorativos nesta manhã de terça-feira (11), no estande da Itaipu na Zona Verde da COP30, em Belém. O primeiro é uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, que faleceu em maio deste ano. O segundo marca a participação da Itaipu e do Itaipu Parquetec na Conferência Mundial do Clima.
A solenidade de obliteração dos selos (marcação com um carimbo especial com a data de lançamento) contou com a participação do diretor de Negócios dos Correios, Hilton Rogério Maia Cardoso; do presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra, Juliano Ribeiro Salgado; do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; e do diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite.
“Hoje celebramos o que o Brasil tem de mais genuíno: a capacidade de transformar responsabilidade em gesto, e gesto em legado. Os Correios chegam a Belém com o mesmo propósito que nos move há mais de três séculos, que é conectar pessoas, oportunidades e histórias. E é exatamente isso que fazemos hoje, ao lançar dois selos que traduzem o espírito dessa conferência, de união e compromisso com o planeta”, afirmou Cardoso.

“Para nós, é uma imensa honra receber essa homenagem”, disse Juliano Salgado. “Primeiro, por partir dos Correios, essa empresa pública que presta um serviço importantíssimo, a única que nos atende no Instituto Terra. Da mesma forma, ser homenageado juntamente com Itaipu, essa imensa referência para a restauração ambiental, é um símbolo muito forte para a gente”.
Sebastião Salgado, além de um dos mais renomados profissionais da história da fotografia mundial, é reconhecido por sua atuação social e ambiental. Na década de 90, ele e a esposa, Lélia Wanick, fundaram o Instituto Terra, e em 1998 iniciaram a restauração de mais de 2.300 hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 3,5 milhões de árvores nativas.
O lançamento do selo no estande da Itaipu na COP30 também é uma forma de homenagem a Sebastião Salgado, que visitou a empresa para conhecer de perto as ações de recuperação de bacias hidrográficas e de proteção da Mata Atlântica. As áreas protegidas da Itaipu somam mais de 100 mil hectares desse bioma no Brasil e no Paraguai.

O diretor Enio Verri destacou a importância da Conferência do Clima para a Itaipu. A empresa é coorganizadora e parceira estratégica da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop) e da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) na preparação da conferência.
“Além de atuar na geração de energia limpa, renovável e barata para o Brasil e o Paraguai, a Itaipu tem no Itaipu Parquetec seu braço de inovação tecnológica, contribuindo com diversas iniciativas para a sustentabilidade e a transição energética. E com o programa Itaipu Mais que Energia, mostramos que é possível fazer políticas públicas ambientais gerando emprego e renda. Hoje, no contexto da mudança climática, o desenvolvimento está ligado à preservação do meio ambiente”, completou Verri.

Postais
Participantes da COP30 que passam pelo estande da Itaipu na Zona Verde têm a oportunidade de enviar cartões postais de Belém. Os postais retratam imagens de Belém captadas pelo fotógrafo Kiko Sierich e retratam cenas da capital paraense relacionadas aos investimentos realizados pela Itaipu na preparação da conferência, como o Parque Linear da Nova Doca; a revitalização dos mercados de São Brás e Ver-o-Peso; e ações de educação ambiental no ensino público municipal, entre outras. Os visitantes só precisam escolher os postais. O envio é realizado pela Itaipu.






