Evento do programa Itaipu Mais que Energia reuniu, na sexta-feira (26), instituições contempladas pelo Edital 01/24, em Paraíso do Norte (PR)
A Itaipu Binacional realizou na última sexta-feira (26), o Encontro das Instituições do Edital 01/24 do programa “Itaipu Mais que Energia – Fortalecimento das Organizações Sociais”, no auditório da Casa da Cultura, em Paraíso do Norte (PR). O objetivo foi aproximar a hidrelétrica das entidades participantes do programa e apoiar iniciativas voltadas ao desenvolvimento social sustentável na região Noroeste do Estado.
O encontro reuniu representantes de organizações sociais contempladas pelo edital para troca de experiências, orientações técnicas e alinhamento das ações previstas nos projetos.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, os investimentos em saúde representam um compromisso que vai além da geração de energia. “Se nossa prioridade é produzir energia limpa, acessível e de alta qualidade, é igualmente essencial que os recursos excedentes sejam direcionados para promover inclusão social e reduzir desigualdades. Essa é uma marca que define a atuação da Itaipu”, explicou.

O diretor-geral também enfatizou o caráter democrático e transparente do edital, que atende a todos os cidadãos e cidadãs do seu território. “A palavra democracia está muito ligada à transparência e acesso à participação. Só há democracia se as pessoas podem participar, sem nenhum tipo de limites, seja ele de ordem religiosa, de gênero ou classe social”, ressaltou.
Fortalecendo a Rede de Apoio
A cerimônia de entrega simbólica das declarações de reconhecimento contemplou instituições com projetos variados. Entre elas, a Associação de Pequenos Produtores do Assentamento Santo Antônio das Águas do Corvo (APPAC) e o Recanto da Velhice de Paraíso do Norte (Revipar).
Adriane Fátima da Silva, representante da APPAC, que atua no município de Terra Rica, explicou que o recurso recebido será aplicado na aquisição de móveis, equipamentos de informática e na estruturação de uma cozinha comunitária. Segundo ela, esse investimento proporcionará sustentabilidade para as 200 famílias assentadas da reforma agrária em seu município. “É uma conquista após 27 anos de luta no assentamento, onde a organização e o uso da sede comunitária serão potencializados”, disse.

O Revipar, que atende 20 idosos, foi contemplado com um carro elétrico que, segundo a gerente Cássia Martinelli de Souza, a instituição não teria condições de adquirir sozinha. De acordo com ela o veículo será usado para a locomoção dos idosos e da equipe técnica, em visitas e trabalhos externos.
Simone Benassi, gerente de Reservatório e Áreas Protegidas da Itaipu Binacional e responsável pela gestão do edital, ressaltou o papel essencial das associações no fortalecimento das políticas públicas. “Essas entidades são fundamentais porque atuam diretamente com os públicos mais vulneráveis — idosos, crianças, agricultores familiares — e é com elas que construímos, juntos, uma transformação social e ambiental concreta.”
Mais de 550 mil pessoas beneficiadas
O encontro contemplou entidades de 31 municípios do Núcleo de Cooperação da Região Noroeste do Paraná. O programa Itaipu Mais Que Energia, uma parceria da Itaipu Binacional com a Caixa Econômica Federal, tem um alcance que abrange 399 municípios no Paraná e 35 no Mato Grosso do Sul.
O Edital 01/2024 já beneficiou 1.019 entidades em 297 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul, com um investimento total que alcança R$ 305 milhões. Somente na segunda chamada, 330 organizações foram selecionadas para receber R$ 83,3 milhões. A expectativa é que essa vasta rede de apoio beneficie diretamente cerca de 560 mil pessoas, reforçando o compromisso da empresa com a implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O evento também contou com a participação de autoridades municipais, representantes da Caixa Econômica Federal e do Governo do Brasil, parceiros da iniciativa.
