Convênio de Itaipu beneficia pequenos produtores de Paraíso do Norte

Compartilhe esse artigo

Pavimentação de estrada rural foi celebrada em evento nesta sexta-feira (26)

A Itaipu Binacional, em parceria com a prefeitura de Paraíso do Norte (PR), concluiu a obra de pavimentação da estrada rural Porto Paraíso, no Km 33 da rodovia do município. O investimento da Binacional foi de mais R$ 6 milhões, por meio do programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas públicas do governo do Brasil.  A cerimônia de inauguração da nova via ocorreu na tarde desta sexta-feira (26).

A obra garantiu pavimentação de um trecho de 4,94 km com bloco sextavado. A prefeitura de Paraíso do Norte, que conta com uma população de 13.245 habitantes, executou o restante da extensão, totalizando 7,4 km, com recursos próprios, em uma etapa anterior.

Fotos: Sara Cheida/Itaipu Binacional

A nova pavimentação é crucial para a economia local, pois a estrada atende a pequenas propriedades rurais e a uma indústria do setor oleiro, que produz tijolos e lajotas transportados diariamente pela via.

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a obra, além de contribuir para a viabilidade do escoamento da produção local, também influencia na permanência da população no meio rural. Verri lembrou que o programa Itaipu Mais que Energia possui uma estreita ligação com a manutenção futura do reservatório da Usina. “Normalmente, as estradas rurais, sem algum tipo de asfaltamento, sofrem erosão. Essa erosão transporta detritos para os rios, causando assoreamento no reservatório. Portanto, esse convênio está absolutamente conectado com o nosso trabalho”, explicou o diretor-geral.

Enio Verri, o prefeito Carlos Alberto Vizzoto e o gerente da filial da Caixa Econômica Federal de Maringá, Henrique Men Martins, ainda participaram do ato de assinatura simbólica da construção de uma Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) e da pavimentação da estrada Quatro Marcos.

O evento contou com a participação de autoridades locais e moradores da região.

Sem poeira nem lama

Carlos Alberto Vizzotto, apontou que, para conseguir manter um agricultor e sua família na região rural, é preciso fornecer uma estrada de qualidade. Ele também lista outras vantagens da parceria com a Itaipu nesse convênio. “Não tem mais poeira, não tem mais lama, nem veículos escolares e ambulâncias atolados”, explicou.

“Agora, a gente gasta só cinco minutinhos até Paraíso do Norte para escoar nossa produção”, comentou a representante dos moradores e agricultores da Comunidade Porto Paraíso, Tânia Magna Voroniak, em sua fala na cerimônia de descerramento da placa oficial.

O produtor rural Roberto Alves Pacheco mora há 64 anos na região e possui uma pequena propriedade ao lado da estrada. Segundo ele, a obra é um grande avanço para os produtores da região. “Nós nem sujamos mais os carros para vir para nossa propriedade”, comentou orgulhoso.

O vizinho, Ismael da Rocha Viana, apenas lamentou que seu pai, já falecido, não estava presente para testemunhar um antigo sonho da comunidade.

Herica Yumin Yazawa ajuda seu pai Ademar, na produção de argila, uma atividade importante na região de Paraíso do Norte. “Quando chovia, era terrível para a gente. Agora é uma maravilha, graças a Itaipu”, comemorou.

Tópicos: 

Mais notícias