Esporte paralímpico transforma vidas de jovens com deficiência no projeto Maestro da Bola

Compartilhe esse artigo

Com apoio da Itaipu Binacional iniciativa tem se destacado como um exemplo de inclusão social

O episódio 24 da série Investindo em Pessoas já está disponível e traz relatos emocionantes de jovens com deficiência que encontraram no esporte paralímpico não apenas uma nova rotina, mas também um novo horizonte de possibilidades.

Com apoio da Itaipu Binacional, o projeto Maestro da Bola atende mais de 1.500 crianças e adolescentes, sendo mais de 600 Pessoas com Deficiência, em 12 modalidades esportivas. A iniciativa tem se destacado como um exemplo de inclusão social por meio do esporte.

Entre os participantes está Isabela, que superou o medo da água em menos de um ano de prática na natação e agora sonha em competir internacionalmente. Outro exemplo é Anderson, campeão paranaense de bocha olímpica, e Willian, convocado para a Seleção Brasileira de parabadminton, já com medalhas conquistadas em competições internacionais.

Esses jovens, que antes viviam em situação de reclusão, agora fazem parte de uma comunidade esportiva que acolhe, incentiva e transforma. O projeto mostra como o acesso ao esporte pode ser um agente poderoso de mudança, promovendo inclusão, autoestima e novas perspectivas de vida.

O episódio completo está disponível no canal da Itaipu Binacional no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=n2X37IdwnaY) e revela como oportunidades reais podem mudar destinos — especialmente quando o esporte é usado como ferramenta de transformação social.

Tópicos: 

Mais notícias