Encontros em Dourados e Coronel Sapucaia tiveram a participação de mais de 150 pessoas
Os Núcleos de Cooperação Socioambiental do Sudeste e Sudoeste do Mato Grosso do Sul receberam na última semana mais uma rodada de encontros presenciais, reunindo mais de 150 participantes. Os encontros aconteceram na terça-feira (19) em Dourados e na quarta-feira (20) em Coronel Sapucaia.
A programação contou com apresentações sobre o andamento dos projetos, oficina de Avaliação e Monitoramento, ações direcionadas aos integrantes dos núcleos, e ainda a oficina de educação midiática para os jovens, com foco no combate à desinformação climática.
Prioridades
Os núcleos de Mato Grosso do Sul estão ativamente trabalhando sobre estratégias significativas de impacto coletivo para o desenvolvimento regional. Os trabalhos abrangem as temáticas ambiental, social e econômica. No âmbito ambiental, o foco está na gestão de resíduos sólidos. A esfera social aborda questões de desigualdade e vulnerabilidade. Por fim, a área econômica visa superar a baixa diversidade e fortalecer as cadeias de valor.

O professor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Moisés Centenaro, destaca a relevância dos Núcleos para o fortalecimento da integração regional e o desenvolvimento sustentável. “Os encontros promovem a união entre municípios, associações e cooperativas, criando uma rede colaborativa. A troca de informações entre os participantes permite identificar problemas comuns e buscar soluções conjuntas”, disse.
Oficinas
As oficinas de Educomunicação ganharam destaque nos encontros com a participação de jovens da região. Com foco no combate à desinformação sobre mudanças climáticas, a formação buscou capacitar os participantes para identificar e enfrentar notícias falsas. Após a parte teórica, os jovens aplicaram o aprendizado, produzindo vídeos curtos em equipes sobre temas por eles escolhidos, com o compromisso de usar fontes confiáveis de informação.
Em Dourados, uma das participantes da oficina foi a coordenadora de mobilização de Educação Ambiental Fernanda Oliveira Cardoso, de 23 anos e vinda do município de Maracaju. “Aprendemos como a gente pode estar vendo o que é uma informação errada e sobre como ir a fundo para mostrar a verdade. A gente aprendeu isso e muitas coisas para nos tornarmos multiplicadores, ajudando outras pessoas eventualmente”, informou.

O funcionário público Adrian Silva de Paula, de 24 anos, de Dourados, destacou a experiência na oficina de comunicação com o aprendizado sobre a questão de informação e desinformação. “Essa oficina preparou a gente para identificar o que é desinformação e como combater a partir de dados de fontes reais”, falou.

Agenda dos Encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental
Maringá (2/9); Pontal do Paraná (2/9); Paranavaí (3/9); Curitiba (3/9); Cidade Gaúcha (4/9); São Mateus do Sul (4/9); Dois Vizinhos (9/9); Cornélio Procópio (23/9); Imbituva (23/9); Arapongas (24/9); Boa Ventura do São Roque (24/9); Borrazópolis (25/9) e Candói (25/9).
Sobre os Núcleos
Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa alinhada às estratégias do Governo do Brasil para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia, coordenada pela parceria da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.
Esses núcleos constituem um espaço de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa, promovendo impacto coletivo para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.
Para saber mais, acesse:
www.instagram.com/nucleo.socioambiental/