Itaipu é escolhida entre as cinco melhores empresas do País no Prêmio Destaque ESG 2025

Crédito das fotos: Wagner Meier/Itaipu Binacional

Compartilhe esse artigo

Premiação aconteceu nessa quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. A Binacional foi contemplada no ranking geral, em 5º lugar, e também foi a primeira colocada no setor de energia

A Itaipu Binacional foi escolhida entre as cinco empresas com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) do Brasil, de um total de 2,7 mil companhias analisadas. A Binacional ficou em 5º lugar no ranking geral e também foi a primeira colocada no setor de energia elétrica. O Prêmio Destaque ESG 2025 é concedido pelo Grupo Insight Comunicação e pelo Portal Integridade ESG, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e a chefe da Comunicação Social, Stela Guimarães, participaram da cerimônia de entrega do prêmio, realizada nessa quarta-feira (20), na sede da FGV, no Rio de Janeiro (RJ). Além da Itaipu, o grupo das cinco melhores do País inclui a Natura (1º), o Banco do Brasil (2º), a Ambev (3º) e o Bradesco (4º).

Cerimônia de entrega do Prêmio ESG 2025, no Rio de Janeiro.

Como metodologia, foram analisados diversos dados públicos das 2.700 empresas, incluindo a divulgação das ações por veículos de comunicação, para construir o ranking nacional com as 100 organizações com maior aderência aos princípios ESG. O objetivo é ser uma referência de boas práticas para os gestores, o mercado e a sociedade.

Para Enio Verri, receber o Prêmio Destaque ESG 2025 confirma o compromisso histórico da Itaipu com os valores de ESG. “É uma honra receber esse prêmio. Ele acentua o que já viemos praticando há muito tempo. Há 20 anos, os governos do Brasil e do Paraguai incorporaram oficialmente o desenvolvimento socioambiental à missão da Itaipu”, destacou o diretor. “Isso formalizou o que sempre fazemos: gerar energia limpa, de qualidade e barata, mas sempre com atenção às pessoas e ao meio ambiente.”

De acordo com ele, as ações da Itaipu Binacional se sustentam em três pilares fundamentais: inovação, produção de energia e o Programa Itaipu Mais que Energia, que atua na área socioambiental, garantindo a própria sustentabilidade da usina. “Em 2023, nós baixamos a tarifa da Itaipu em 26% e congelamos essa tarifa por quatro anos. Hoje, a tarifa da Itaipu é uma das mais baixas do Brasil”, afirmou. “Isso não prejudicou nossa capacidade de investir no desenvolvimento socioambiental da região.”

Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu.

Ele explicou que o Programa Itaipu Mais que Energia, lançado em 2023, ampliou a área de atuação da empresa para 434 municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, com investimento em uma série de ações sociais e ambientais, desde a proteção de nascentes até a coleta de resíduos sólidos.

“Todos os investimentos passam por controle rigoroso e avaliação criteriosa. Projetos que não atendem aos requisitos ambientais, sociais e de governança simplesmente não prosperam”, resumiu Enio Verri.

O diretor-geral brasileiro explicou, ainda, que Itaipu é regida por um tratado binacional, criado em 1973, que dá paridade aos dois países na tomada de decisões. A empresa é administrada por uma Diretoria Executiva e um Conselho de Administração, ambos binacionais, e conta com órgãos como Auditoria Interna, Ouvidoria e Compliance que garantem as melhores práticas de governança.

“Para nós, governança é a espinha dorsal. É ela que sustenta a tarifa acessível, a segurança energética, o desenvolvimento regional e o respeito absoluto aos recursos que pertencem aos povos brasileiro e paraguaio”, concluiu Enio Verri.

Tópicos: 

Mais notícias