Itaipu e Lindeiros levam gestores de cultura do Oeste à visita técnica em Missal

Compartilhe esse artigo

Experiências poderão ser replicadas ou servir de estímulo para iniciativas nos municípios participantes

Gestores Municipais de Cultura (GMCs) de 19 municípios do Oeste do Paraná participaram, na última sexta-feira (23), de uma visita técnica ao município de Missal. A ação integrou o programa Itaipu Mais que Energia, no âmbito do Convênio Linha Ecológica – Educação, Cultura e Sustentabilidade, firmado pela Itaipu Binacional com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

A iniciativa contemplou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o papel do turismo rural na geração de renda, valorização cultural e uso sustentável dos recursos naturais. A iniciativa está diretamente ligada aos ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 14 (Vida na Água) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Segundo Mauri Schneider, coordenador do Convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Lindeiros, a atividade busca fortalecer a integração entre os municípios. “É uma oportunidade de vivenciar práticas que podem ser replicadas, como o turismo religioso e a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar. Missal está se tornando uma referência microrregional”, afirmou.

Potenciais destacados

A programação incluiu visitas ao Museu Municipal de Missal, à Feira da Agroindústria, a uma agroindústria de chopp artesanal, além de pontos turísticos como a Ponte Molhada, o Terminal Turístico Vila Natal e a comunidade de São Pedro, que passa por reestruturação para receber turismo religioso. Os participantes foram recepcionados com cafés da manhã e da tarde com produtos oriundos da agricultura familiar e das agroindústrias.

O prefeito de Missal, Adilto Ferrari, destacou a relevância do encontro para a promoção da cultura local. “É uma importância muito grande para o município quando se fala de cultura. Agradecemos a todos os municípios que enviaram representantes. Cada cidade tem sua história, sua cultura e sua gastronomia, que são fundamentais para nossa região lindeira ao lago”, afirmou.

Para a gestora de Cultura de Missal, Marta Kochemborger, que conduziu a visita, o município se destaca pelo potencial turístico e histórico. “Estamos comemorando 62 anos de fundação, sempre preservando a memória dos nossos colonizadores. O turismo rural e religioso, além das agroindústrias, são riquezas que temos e que podem ser compartilhadas com os visitantes”, comentou.

A gestora de cultura de Céu Azul, Dalila Pereira, elogiou a programação e disse que pretende implementar em seu município ideias observadas durante a visita. “Quero resgatar a feira do produtor com produtos coloniais, caseiros e apresentações culturais, relatou.

Um dos destaques da visita foi a comunidade de São Pedro, onde se desenvolve um projeto de turismo religioso com foco na Via Sacra. O padre Nivaldo Rodrigo Aguilera Pereira explicou que a iniciativa, iniciada há dois anos, dá continuidade à instalação de um monumento de São Pedro feito em comemoração aos 50 anos da comunidade. “Agora, aos 60 anos, estamos promovendo o Caminho da Via Sacra como espaço de fé e evangelização. Todos são bem-vindos para conhecer e participar”, convidou.

A visita técnica reforçou o compromisso dos gestores com o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio cultural e natural da região Oeste do Paraná.

Tópicos: 

Mais notícias