A emoção do paraquedismo, esporte já difundido em muitos países, chegou a Foz do Iguaçu. A empresa Skydive Foz começou a operar nesta sexta-feira (10), oferecendo saltos duplos e o curso de paraquedismo. A solenidade de inauguração foi na sede da Skydive, a Estância Hércules, localizada próximo à usina de Itaipu, e reuniu operadores de agência e representantes do trade turístico de Foz do Iguaçu.
Salto duplo sobre a usina de Itaipu é o novo atrativo turístico da Região.
O proprietário da Skydive Foz, Thiago Peretti, conta que já praticou paraquedismo em várias partes do mundo, mas nenhum lugar tem o cenário de Foz do Iguaçu. “Depois de 20 anos de experiência, saltar diante da maior hidrelétrica do mundo é a realização de um sonho”, afirmou. Para ele, o diferencial é realizar o esporte de aventura em uma cidade que já tem grandes atrativos turísticos, como as cataratas e Itaipu.
A proximidade com a usina vai permitir a promoção em conjunto dos dois atrativos, explicou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla. De acordo com ele, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) vai divulgar a opção de “visualizar a hidrelétrica também de cima” e, futuramente, fará a venda casada dos ingressos.
Salto duplo
No salto duplo, o passageiro fica conectado ao instrutor especialista nesta atividade. O avião sobe até cerca de 3.500 metros e ambos saltam juntos: são cerca de 40 segundos de queda livre e oito minutos com o paraquedas aberto.
Para saltar é necessário estar em bom estado de saúde, ter mais de 18 anos de idade e pesar até 95 quilos (acima disso, depende da avaliação dos instrutores). Os saltos dependem das condições de tempo e podem ser eventualmente adiados. A empresa recomenda que o turista separe no mínimo três horas para o salto (preparação, orientação e salto).
O custo do salto duplo é de R$ 480 mais R$ 15 referentes a um seguro pessoal. O turista poderá comprar as fotos e os vídeos do salto, feitos tanto por uma câmera de mão quanto por outro instrutor que salta simultaneamente.