1. Home
  2. Sustentabilidade
  3. Ambiental
  4. Proteção da fauna e flora

Proteção da fauna e flora

A preservação do meio ambiente está no DNA da Itaipu. Concebida nos anos 1970, a usina foi pioneira pelo conjunto de ações de proteção e conservação da biodiversidade regional que empreende desde então.

A usina está inserida no bioma Mata Atlântica, comprometido e fragmentado pela intensa interferência humana nesta região, principalmente ao longo do século 20, partindo da extração de madeira e da erva-mate, seguida da expansão da fronteira agrícola, intensificada nas décadas de 1960 e 1970.

Isso acarretou o esgotamento e a destruição de grande parte dos recursos naturais, reduzindo os ambientes nativos a uma fração do que eram originalmente e criando um isolamento que ameaça, ou em alguns casos condena, as populações silvestres à degeneração e até mesmo à extinção.

Para regenerar e proteger a biodiversidade nesse território, a Itaipu empreende diversas ações que buscam promover a melhoria da variabilidade genética da flora e da fauna regionais, tais como: a manutenção das Áreas de Preservação Permanente (Faixa de Proteção do Reservatório e Refúgios Biológicos); o acompanhamento da diversidade biológica; a implantação do Canal da Piracema, que permite a migração de peixes e contribui para o estoque pesqueiro do reservatório; a reprodução de animais silvestres da região ameaçados de extinção; e a pesquisa florestal.

Principais projetos, programas e ações:

Monitoramento da Ictiofauna

Os estudos da ictiofauna na área de influência de Itaipu começaram em 1977, envolvendo universidades e entidades governamentais. Desde então, 221 espécies de peixes foram identificadas no rio Paraná e seus afluentes.

Saiba Mais

Canal da Piracema

O Canal da Piracema, inaugurado em 2002, é uma importante medida de mitigação do impacto ambiental da construção da usina. Trata-se de um corredor ecológico de 10,3 km que permite a migração de peixes, superando o desnível de 120 metros da barragem de Itaipu.

Saiba Mais

Regeneração Florestal

A Itaipu desenvolve o maior programa de reflorestamento do mundo já feito por uma hidrelétrica. Desde 1979, já promoveu o plantio de mais de 24 milhões de árvores somente na margem brasileira. Estima-se que foram cerca de 44 milhões em ambos os países.

Saiba Mais

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: