Técnicos da Manutenção retiraram na sexta-feira (5) o eixo da Unidade Geradora 06 (U6). Esta foi a penúltima peça retirada antes de chegar até a roda da turbina, onde uma fissura foi detectada em setembro do ano passado. A operação de desmontagem termina nesta quarta-feira (10) com a retirada da roda. O trabalho está programado para as 9h.
O eixo retirado pesa 130 toneladas, tem 3,7 metros de diâmetro e 5,5 metros de altura.
A desmontagem da U6 começou em 2010, depois da identificação de fissuras encontradas no equipamento durante a manutenção preventiva.
A troca do anel de desgaste inferior e o conserto da rachadura em uma das pás da roda da turbina devem ser concluídos até o mês de setembro. Em seguida, começa a remontagem de todo o conjunto. A previsão é de que a máquina volte a funcionar até 21 de março de 2012.
Passo a passo
Inicialmente, os técnicos da usina avaliaram a possibilidade de retirar o eixo junto com o rotor. “Optamos por retirar as peças separadamente por ser mais tecnicamente mais seguro”, explicou o engenheiro Cleber de Souza Pimenta, da Divisão de Manutenção Mecânica de Unidades Geradoras (SMMU.DT).
A retirada do eixo levou cerca de 20 minutos, conforme o previsto. O processo foi simples porque a peça já estava desacoplada do rotor, separação que levou 10 dias para ser concluída. As peças estavam unidas havia quase 30 anos por meio de 24 parafusos.
Para executar a tarefa foi utilizado um macaco hidráulico. “Além de bem presos, os parafusos e porcas apresentavam oxidações externas, sendo necessário a confecção de dispositivos especiais”, disse Pimenta.
Todo o serviço de desmontagem da Unidade Geradora 06 está sendo feito pelas equipes próprias de Itaipu. Além do eixo, já foram retirados a cruzeta superior, o eixo superior, o rotor, o eixo inferior, a cruzeta inferior, dois servomotores e a tampa. “Era um desafio para nós, nunca tínhamos feito e o resultado está sendo muito satisfatório”, concluiu Pimenta.