Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu participa de cerimônia em prol da equidade na Nasdaq
Tamanho da letra
09/03/2015

Itaipu marcou presença na cerimônia especial de abertura do pregão da Nasdaq, a Bolsa de Valores de Nova York, que lembrou, na manhã desta segunda-feira (9), o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesse domingo (8 de março).
 
O início das atividades da Nasdaq é marcado pelo toque do sino, que nesta data soou em prol da equidade de gênero. Na ocasião, a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, representou a binacional.
 
O sino foi tocado por Cathy Engelbert, diretora executiva (CEO) da Deloitte LLP, uma das primeiras empresas a aderir aos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs), em 2010 – mesmo ano da adesão de Itaipu, também umas das pioneiras da iniciativa.
 
A solenidade pôde ser vista no telão por quem passava pela Times Square, uma das esquinas mais famosa do planeta, no centro de Manhattan, em Nova York. Além de mostrar o evento, a tela exibiu dados do impacto positivo da participação feminina nas corporações. “Eliminar a discriminação contra as trabalhadoras pode aumentar a produtividade em 40%. Igualdade de gênero é um bom negócio”, afirmou a campanha “Toque o sino pela equidade".

Mobilização

A ação foi organizada pela Nasdaq em parceria com a ONU Mulher, o Pacto Global e a iniciativa Bolsas de Valores Sustentáveis (Sustainable Stock Exchange - SSE). O evento é parte da programação da 59ª Comissão da Situação da Mulher, que começou nesta segunda-feira (9) e vai até 20 de março, em Nova York.
 
A ideia foi chamar a atenção para a equidade de gênero e conclamar outras empresas a assinarem e endossarem os WEPs, que têm hoje quase 900 empresas signatárias. O toque dos sinos pró-equidade ocorreu também nas bolsas de Istambul, Egito, Nigéria, Suécia e Índia, signatárias da SSE.
   
Itaipu na ONU

Os eventos do WEPs continuam nesta semana com uma série de atividades e nomes de peso da política e da questão da mulher no mundo. Nesta terça-feira (10), Margaret Groff participa do encontro na ONU que terá como palestrante magna Hillary Clinton.
 
Na quarta-feira (11), a diretora financeira executiva de Itaipu será uma das painelistas. Ela falará no painel Technology and Women’s Rights – Intersecting Revolutions (“Tecnologia e Direitos da Mulher –  Conectando Revoluções”, na tradução livre para o português).
 
Em 2015, o encontro anual dos WEPs lembra os 20 anos da Quarta Conferência Mundial das Mulheres em Pequim, ocorrida em 1995.