Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu lança pesquisa voltada ao público externo, para definir prioridades na Agenda 2030
Tamanho da letra
16/06/2021

A Itaipu Binacional está lançando uma consulta ao público externo que tem como meta aprimorar suas estratégias empresariais, além de incrementar suas contribuições à Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável. Por meio da pesquisa, parceiros, moradores da área de influência e outras partes interessadas poderão opinar sobre quais, dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda, devem ser priorizados pela binacional.

Para responder à pesquisa, CLIQUE AQUI

Os 17 ODS da Agenda 2030 reúnem os principais desafios que a humanidade enfrenta neste século para a construção de uma sociedade mais equilibrada, como a eliminação da pobreza e da fome, a ampliação do acesso aos serviços de saúde, educação, água e saneamento, energia limpa e renovável, emprego decente, cidades sustentáveis, além da proteção dos ecossistemas e o enfrentamento da crise climática, entre outros.


Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.

A discussão dessas metas iniciou na conferência Rio+20, em 2012, e culminou na publicação da Agenda em 2015, com 169 metas distribuídas nos 17 ODS. O documento se tornou uma referência para governos, empresas e organizações planejarem suas ações em relação aos cinco “p’s” da sustentabilidade (uma outra forma de compreender os campos do desenvolvimento sustentável representados pelos 17 ODS): pessoas, planeta, parcerias, paz e prosperidade.

A Itaipu tem contribuições com todos os ODS. A partir de uma parceria com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa), a empresa produziu de forma binacional 17 cadernos que reúnem estudos de caso com suas contribuições a cada um dos ODS. A binacional também adota as diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative) para a elaboração do Caderno de Indicadores, relacionando suas ações empresariais aos 17 ODS.

Agora, a empresa quer dar um passo a mais, seguindo um roteiro desenvolvimento pela GRI, Pacto Global e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), denominado SDG Compass (a Bússola dos ODS, em tradução livre) e que contém diretrizes para a implementação dos ODS na estratégia de negócios das empresas.

Ao priorizar determinados objetivos, a empresa pode contribuir com mais sinergia e efetividade para atingir as metas desses ODS. Isso também permitirá à Itaipu atuar com mais foco em certos indicadores a serem reportados e acompanhados pela sociedade em geral.

Ao responder a essa pesquisa, o público externo pode oferecer uma importante contribuição com a priorização dos ODS, com reflexos positivos também no planejamento e execução das estratégias da Itaipu, e nos benefícios gerados para as comunidades que vivem na área de influência da empresa.