Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
GEF Biogás Brasil lança em maio novo curso remoto gratuito sobre fundamentos do biogás
Tamanho da letra
30/04/2020

O Projeto GEF Biogás Brasil lançará em 4 de maio o “Curso de Fundamentos do Biogás”, com 40 horas de conteúdo gratuito abordando os principais aspectos da produção e do uso do biogás para geração de energia elétrica e térmica, além da conversão em biometano, que pode ser utilizado como combustível para meios de transporte, injetado na rede de gás natural ou usado como gás industrial. A  iniciativa tem apoio de Itaipu Binacional.


Crédito: Unido

O curso remoto é voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar na área de energias renováveis e para estudantes de áreas diversas relacionadas ao setor. A carga horária inclui fóruns, avaliações, questionários, videoaulas e produções compartilhadas e individuais. Os interessados podem se inscrever até dezembro de 2020. Os alunos terão até 90 dias para finalizarem as aulas e receberão um certificado de conclusão após o término das aulas e das atividades de avaliação.

A designer instrucional Iara Bethania Rial Rosa reforça a importância prática do curso como uma ferramenta de difusão de informações fundamentais para o setor de biogás.

“Este curso é um primeiro passo para alguém que pretende se tornar um projetista de biogás, um gestor público que planeja a implementação de projetos executivos de biogás ou qualquer profissional que planeje aprofundar seus conhecimentos na área”, ressalta a analista de capacitação da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogaìs).

O curso foi desenvolvido pelo CIBiogás em parceria com a UNIDO. Colaboraram para a elaboração do material: Eliana Mira de Borna, doutoranda em Engenharia de Energia na Agricultura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Jessica Yuki de Lima Mito, mestranda em Energia e Sustentabilidade pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); Leidiane Ferronato Mariani, doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Leonardo Pereira Lins, doutorando em Energia e Sustentabilidade pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

As aulas do curso abordam os seguintes temas:

  • História do biogás;
  • Processo de produção e aproveitamento energético do biogás;
  • Digestão anaeróbia e caracterização dos substratos, tecnologias e potencial de produção do biogás;
  • Características, aplicação e tratamento do biogás;
  • Características e aplicação do digestato;
  • Operação e manutenção de plantas de biogás;
  • Arranjos, viabilidade econômica e panorama do biogás.

O “Curso de Fundamentos do Biogás” faz parte do Projeto GEF Biogás Brasil, implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O projeto oferece apoio técnico para conversão de resíduos orgânicos em energia ou combustível renovável, além de suporte na criação de modelos de negócios e assistência especializada sobre financiamento e políticas públicas referentes ao setor.

O curso remoto foi elaborado através da parceria entre UNIDO, MCTIC e CIBiogás, entidades que fazem parte do comitê diretor do GEF Biogás Brasil.

Também integram a direção do Projeto as seguintes instituições: Itaipu Binacional, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A iniciativa recebe recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF), um mecanismo internacional de cofinanciamento que apoia projetos em países em desenvolvimento.

Interessados no curso podem se inscrever no site do Projeto GEF Biogás Brasil: https://www.gefbiogas.org.br/cursos. A ementa do curso também está disponível no site. Dúvidas podem ser encaminhadas para cursos@gefbiogas.org.br.

Com informações: GEF Biogás Brasil
contato@gefbiogas.org.br