De 22 a 26 de novembro, Itaipu receberá visitantes que estarão de olho em detalhes da usina que passam despercebidos para a maioria. São os especialistas do board de consultores civis que, a cada quatro anos, analisam a estrutura da barragem e verificam se está tudo seguro e de acordo com o projeto original.
O board, composto por oito engenheiros que representam o Brasil e o Paraguai, foi criado em 1975 e irá se reunir pela 20ª vez. Fazem parte do grupo os engenheiros Giuseppe Stevanella, Paulo Teixeira Cruz, Juan José Bósio Ciancio, Selmo Chapira Kuperman, Vidal Serafin Galeano Burgos e John Gummer, além do chairman Nelson de Sousa Pinto, responsável pelos estudos do modelo hidráulico do projeto do vertedouro, e Gurmukh Sarkaria, coordenador geral do projeto para a construção da Itaipu.
Acompanhados por outros doze especialistas e por superintendentes das diretorias Técnica e de Coordenação, eles analisarão um documento que engloba 21 aspectos da barragem. Nesse relatório, que está disponível na intranet, constam detalhes de toda a estrutura da barragem, reunidos no trabalho diário da equipe da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura da Itaipu.
Segundo o gerente da divisão, Cláudio Porchetto Neves, pelo menos no Brasil, não há usinas que contem com um board específico. “A avaliação periódica de especialistas é muito importante, pois ajuda a corroborar e consolidar as escolhas que fazemos referentes à manutenção da estrutura, e também para termos certeza de que a obra continua segura”, informou.
Programação
Nos dois primeiros dias de reunião, a equipe da Itaipu apresenta aos integrantes do board os resultados dos trabalhos relacionados à segurança da barragem nos últimos anos. Em seguida, os consultores respondem a um questionário que auxiliará atuações futuras da equipe da Itaipu.
Na manhã de terça-feira (23), os especialistas farão uma inspeção em dois trechos: o túnel da elevação 125 e os vãos entre os blocos D20 a D40. “O grupo vai avaliar todas as infiltrações, trincas, recalques e movimentos anômalos da barragem e verificar se estão de acordo com o que já era esperado no projeto original”, explicou Porchetto.
A partir do terceiro dia, os consultores vão elaborar um relatório sobre as estruturas civis da usina, depois de consultar e conferir informações no arquivo da divisão. A visita se encerra na sexta-feira (26), quando os consultores apresentarão o relatório final à diretoria.