Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu e PTI inauguram laboratório com rede 5G privativa industrial
Tamanho da letra
23/08/2023
A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) lançam na próxima quinta-feira (24) a sua rede privativa de 5G (standalone). O PTI 5GLab, como foi batizado, é um laboratório com equipamentos de última geração que utilizará a faixa de frequência 5G de 3,7 GHz – a mais usada no mundo – para o desenvolvimento de novas aplicações e modelos de negócios em tecnologia, permitindo parcerias estratégicas a partir de necessidades do mercado. 
 
O projeto do PTI 5GLab tem como como propósito atuar na conexão entre empresas, startups, investidores, pesquisadores e academia, proporcionando criação, desenvolvimento, testes e validações que busquem acelerar a transformação digital em diversos segmentos da economia brasileira. Por meio do laboratório será possível a realização de pesquisas e estudos em temas como internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, conectividade de alta velocidade, segurança e privacidade.  
 
O superintendente de Informática, Everton Schonardie Pasqual, fala sobre o projeto do 5G durante o Digital Transformation Summit Brazil 2023.
 
O evento de quinta-feira (24) marcará o anúncio do novo programa de Inovação Aberta para Startups, o “Itaipu Let5Go Startups”, que buscará impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que utilizem a tecnologia 5G. E também será dado início ao Critical Tech, projeto de implementação de casos de uso com a tecnologia 5G em áreas de infraestrutura crítica entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o PTI-BR.  
 
Na ocasião haverá, ainda, a demonstração do Spot, o primeiro cão-robô autônomo a chegar no Brasil, por meio de uma parceria entre PTI, Petrobras e Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Ele servirá para estimular as redes 5G industriais no País e será a primeira tecnologia a ser testada no PTI 5GLab. 
 
Cão robô autônomo, Spot.
 
“O 5G possui três pilares, que são a conectividade, baixa latência - que é o rápido tempo de resposta – e alta densidade, ou seja, conecta um número muito maior de dispositivos em uma única antena. O objetivo do laboratório e do programa é testar casos de uso para essa nova tecnologia no ambiente industrial”, explica o superintendente de Informática da Itaipu Binacional, Everton Schonardie Pasqual. Ele esteve, recentemente, no evento Digital Transformation Summit Brazil 2023, que reuniu representantes do setor público, especialistas, representantes de indústria e do setor de telecomunicações para discutir inovações nas áreas de inteligência artificial, internet das coisas, cidades inteligentes, entre outros temas. 
 
Segundo Everton, a rede privativa industrial do PTI 5GLab será dedicada exclusivamente aos estudos e pesquisas e não servirá para telefonia. Assim, não será possível conectar um smartphone 5G para usar a internet, por exemplo. “É uma rede voltada ao desenvolvimento de tecnologia. Vamos chamar as startups para trazerem seus projetos e fazerem testes usando o laboratório no PTI”, destaca.