Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu doa 23 veículos a 18 instituições, prefeituras e órgãos públicos do Paraná
Tamanho da letra
22/08/2023

A margem brasileira da Itaipu Binacional fez nesta terça-feira (22) a doação de 23 veículos de sua frota para 18 instituições, prefeituras e órgãos públicos do Paraná. São veículos de passeio, caminhonetes, uma van e um caminhão, todos em bom estado de conservação e média de cinco anos de uso.


Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional.

A entrega das chaves ocorreu no estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), com a presença do diretor-geral brasileiro, Enio Verri, do diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha, e do diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

Os veículos atingiram o limite de uso na empresa, levando em consideração critérios técnicos como idade, quilometragem e tipo de uso. Todos seriam leiloados. Por decisão da diretoria, entretanto, foram encaminhados para doação.

“A venda desses veículos renderia um valor que não seria determinante para a vida da empresa. Mas, para um asilo, uma prefeitura pequena com dificuldades financeiras, ou uma instituição de caridade, faz toda a diferença”, afirmou Enio Verri.

“Neste sentido, a gente entende que, mais do que arrecadar alguns recursos, é melhor ajudar a sociedade, repassando [a órgãos públicos e instituições] aquilo que Itaipu não usa mais”, completou.


Clóvis Correia, da Apepu. Foto: Sara Cheida / Itaipu.

O diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha, explicou que os veículos têm origem nas diferentes diretorias da empresa, foram empregados em serviços variados, e todos estão com a manutenção em dia e em condições de atender às prefeituras e entidades. Para ele, a doação reforça a responsabilidade social de Itaipu, expressa na missão empresarial.

Entre as entidades beneficiadas está o Asilo São Vicente de Paula de Mandaguaçu, na região norte do Estado, com capacidade para atender até 40 pessoas. O presidente da instituição, Valtair Antonio Fachini, disse que o veículo vai melhorar o acesso dos idosos a serviços de saúde. “Estava fazendo muita falta.”

O representante da Comunidade Negra Rural Apepu, Clóvis Correia, informou que o veículo doado por Itaipu ficará disponível para atendimentos de emergência, especialmente na área de saúde, e também para o transporte dos alimentos produzidos na comunidade. “Veio em boa hora”, comentou. A Apepu fica em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, e abriga cerca de 150 pessoas.


Foto: Sara Cheida / Itaipu.

O prefeito de Altamira do Paraná, José Etevaldo de Oliveira, disse que o veículo será usado para serviços de saúde e ficará disponível para a administração em geral. “Para municípios pequenos, essa ajuda faz uma grande diferença”, agradeceu. Localizada no centro-oeste do Estado, Altamira do Paraná tem 3,5 mil habitantes.

Outros municípios beneficiados foram Santa Maria do Oeste, Mato Rico, Palmital, Laranjal, Nova Cantu e Paraíso do Norte. Também receberam veículos o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado e o 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, ambos de Foz do Iguaçu, a Penitenciária Federal de Catanduvas, a Marinha do Brasil (Capitania Fluvial do Rio Paraná) e o Centro Internacional de Energias Renováveis – entre outras instituições.