Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Foz do Iguaçu terá edição latino-americana de festival de curtas
Tamanho da letra
08/10/2012

Foz do Iguaçu será sede de um festival de curta-metragens que desafiará equipes amadoras a produzir um filme de três minutos e meio em apenas 48 horas, a partir de um tema pré-definido. Inspirado no Fast Forward Filmaking Festival, promovido nos Estados Unidos e Portugal, o 1º Curta Iguassu será realizado entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, no Iguassu Boulevard, em Foz. A iniciativa, do Instituto Polo Internacional Iguassu, tem o patrocínio da Itaipu Binacional.

O festival será lançado oficialmente nesta quarta-feira (10), no Cine Boulevard, em Foz. O evento para convidados será das 18h30 às 21h e terá a presença de Augusto Thomas Vanucci, diretor, roteirista e produtor de teatro, cinema e televisão. Formado pela New York Film Academy, o convidado é filho de Augusto César Vannucci, criador de programas como o Globo de Ouro.

O lançamento terá ainda a exibição dos curtas “A Violência vem da televisão”, “Sopa de Jiló”, “A Casa” e “Comunidade”. Às 21h30 começa a rodada de bate-papo com Vanucci; Adolfo Montejo, do poeta e crítico de arte; e Teresa Spyer, professora da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), instituição apoiadora do projeto.

Para além-mar

O Curta Iguassu escolherá o Melhor Filme, a partir dos quesitos adaptação ao argumento dado, fotografia, montagem e trilha sonora. Também serão reconhecidos os filmes com melhor direção, trilha sonora, roteiro e fotografia. Os espectadores escolherão o premiado pelo público. Os escolhidos nas categorias “Melhor Filme” e “Prêmio do Público” serão exibidos no Fast Forward Braga em Portugal, em 2013.

Como a ideia é permitir a participação de leigos na Sétima Arte, o festival promoverá oficinas de capacitação para os concorrentes. De 25 a 28 de novembro, o evento terá espetáculos musicais, mostras de curtas e as atividades de formação. A competição começa no dia 29, quando as equipes receberão o tema com o qual terão que trabalhar nas 48 horas seguintes. Neste prazo, eles deverão escrever o roteiro, filmar e editar o curta-metragem.
“Os meios técnicos não são um problema: uma simples câmara de vídeo digital, de preferência de alta definição, um computador e software de edição de vídeo são suficientes para um bom trabalho”, informaram os organizadores do Curta Iguassu.

A entrega do filme será no dia 1º de dezembro, data em que ocorre a exibição dos competidores, às 20h, e o anúncio dos vencedores, às 22h.

Inscrição

Para se inscrever no Curta Iguassu, é necessário acessar o endereço www.curtaiguassu.com. A inscrição encerra às 23h59 de 10 de novembro e será convalidada pela Comissão Organizadora. A adesão é gratuita e podem participar pessoas de qualquer idade, de todos países da América Latina.

O festival tem ainda apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), da Associação Cultural Velha-a-branca, de Portugal, dos Coletivos Fora do Eixo (Br), Jopara (PY) e Entre Fronteras (Arg), Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, Sesc-PR, entre outras instituições.