Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Enio Verri fala sobre ações socioambientais da Itaipu em aula magna da Unifoz
Tamanho da letra
23/08/2023
Diretor foi um dos palestrantes da aula magna. Fotos: Sara Cheida
 
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, foi um dos palestrantes da aula magna da Unifoz, realizada na noite dessa terça-feira (22), no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu (PR). A palestra do diretor teve como tema “Direitos Humanos e Ambientais: O papel da Itaipu na recuperação das áreas afetadas pela inundação”. O evento marca o início do segundo semestre letivo da Unifoz em 2023.
 
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Subseção de Foz do Iguaçu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vitor Hugo Nachtygal, que abordou o tema “O Papel da Advocacia nas Políticas Públicas e os Direitos Humanos”.
 
Enio Verri seguiu na linha dos direitos humanos, apresentando um breve histórico da usina e de sua criação e construção. Ele também pontuou as ações que estão sendo feitas pela atual gestão para enfrentar os desafios socioambientais.
 
Diversas autoridades participaram da apresentação. 
 
“Estamos comprometidos em fortalecer vínculos e elaborar projetos sociais que visem valorizar a população atingida pela inundação da área e pela construção da Usina, em especial moradores desapropriados, indígenas e barrageiros”, afirmou o diretor.
 
Como exemplos, ele mencionou o recente leilão de imóveis da Vila A, a retomada da política de Responsabilidade Social e a ampliação da área de atuação, especialmente com o programa Itaipu Mais que Energia. “Estamos fazendo com que a Itaipu seja um instrumento multiplicador, um modelo de boas práticas que possa ser replicado no país”, afirmou.
 
O diretor falou ainda dos desafios do futuro, como a atualização tecnológica e a negociação do Anexo C do Tratado.
 
DGB deu entrevista a veículos locais antes da palestra. 
 
Para encerrar o evento, o diretor de representação regional do Conselho Regional de Medicina, Seccional de Foz, Valter da Cruz Teixeira, fez a palestra "Reflexões sobre o Direito à Saúde".
 
O público das palestras incluiu a diretora-geral da Unifoz, Soraya Sotomaior Justus, o procurador-geral do município, Osli de Souza Machado, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da Unioeste, Eduardo Cesar Dechechi, os vereadores Ney Patricio da Costa e Karl Stoeckl, alunos, professores e coordenadores dos cursos da instituição, além de outras autoridades.