Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Ar-condicionado chega ao Veículo Elétrico
Tamanho da letra
04/08/2009

Nem mesmo a sofisticação, a vanguarda tecnológica e o status de alternativa sustentável deixaram os protótipos do veículo elétrico produzidos na Itaipu livres de uma reivindicação elementar. Faltava algo fundamental para o conforto dos motoristas que há mais de três anos testam os carros montados na binacional: ar-condicionado. Não falta mais. O primeiro modelo de equipamento para refrigeração interna do carro elétrico já está sendo testado no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (Galpão G5).

 


Sistema instalado: o inversor adicional (caixa preta, no alto) converte energia de corrente contínua para alternada e alimenta o compressor que refrigera o veículo
Um exemplar foi instalado há 15 dias e está em fase de testes preliminares no G5. “Estamos importando alguns componentes e a expectativa é que tenhamos um modelo mais aprimorado ainda este ano”, revela Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto Veículo Elétrico (VE). 

       
O Projeto VE já produziu 30 carros movidos a eletricidade. Destes, 14 estão na Itaipu e 16 nas empresas parceiras, que também testam os protótipos. O ar-condicionado era um pedido antigo e só não foi desenvolvido antes, de acordo com Celso Novais, em função de outras prioridades e da complexidade de se encontrar uma solução eficiente, que não degradasse a autonomia do veículo. Como a bateria que fornece energia para o motor é a mesma que alimenta o ar-condicionado, foram necessárias varias adaptações e ajustes na estrutura para a fixação dos novos componentes no automóvel.