As provas do processo seletivo da Itaipu Binacional, margem brasileira, serão realizadas neste domingo (21), em Foz do Iguaçu (PR) e Curitiba. São 21.295 candidatos inscritos para o preenchimento de 31 cargos de nível superior, técnico e médio. No início da manhã, em Foz, o diretor administrativo da Binacional, Iggor Gomes Rocha, vai acompanhar a entrada dos candidatos no Colégio Estadual Paulo Freire, na Vila C.

Foto: Envato (imagem ilustrativa)
Os candidatos devem verificar o local das provas com antecedência no site do Cebraspe (https://security.cebraspe.org.br/ITAIPU_23/Localhorario/ObjetivaDiscursiva_739B2867-A84C-429B/). A organização do processo seletivo sugere que os inscritos compareçam ao local com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início.
Para os cargos de nível técnico e médio, a prova será no período da manhã, a partir das 8h, com uma duração de até 3h30min. As provas para os cargos de nível superior serão no período da tarde, a partir das 14h, também com duração de 3h30min.
Candidatos aos cargos de advogado, jornalista, relações públicas e repórter fotográfico, que contam com redação, terão mais tempo: 4h30min. Somente esses quatro cargos terão prova discursiva; para os demais, será aplicada somente a prova objetiva.
Os concorrentes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documento de identidade original. Não será permitido o uso de canetas de outras cores (inclusive azul), lápis, lapiseira, marca-texto e/ou borracha.
Candidatos que durante a prova forem flagrados portando aparelhos eletrônicos, relógios, alarmes, fones de ouvido, óculos escuros, qualquer acessório de chapelaria e embalagens que não sejam fabricadas com material transparente, serão eliminados do processo seletivo. Para evitar inconvenientes, o Cebraspe recomenda que os inscritos não levem nenhum dos objetos mencionados.
Para mais informações ou dúvidas, o edital completo do processo seletivo está disponível no endereço https://www.cebraspe.org.br/concursos/itaipu_23.
Admissão e cadastro de reserva
O processo seletivo é para admissão imediata e formação de cadastro de reserva, com salários iniciais de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45. Além do salário, a empresa oferece ampla política de benefícios, como auxílio-alimentação, plano de previdência privada, participação nos resultados, plano de saúde médico-hospitalar e odontológico extensivo aos dependentes, e auxílio-educação para os filhos até a conclusão do nível médio, dentre outros.
O processo seletivo adotado por Itaipu é semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia deve-se às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um tratado internacional assinado pelos governos brasileiro e paraguaio.
Confira abaixo os locais de prova
Em Foz do Iguaçu
– União Dinâmica de Faculdades Cataratas – UDC – Bloco A, Bloco B, Bloco C, Bloco CT, Bloco Unidade.
– Colégio Estadual Ulysses Guimarães – Bloco Único.
– Colégio Estadual Flávio Warken – Bloco Térreo.
– Colégio Estadual Ayrton Senna Da Silva – Bloco 2, Bloco Principal.
– Colégio Estadual Paulo Freire – Bloco Principal.
– Colégio Estadual Dom Pedro II – Bloco Principal.
– Colégio Estadual Professor Mariano Camilo Paganoto – Bloco Principal.
– Colégio Estadual Cívico Militar Presidente Costa e Silva – Bloco Único.
– Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng – Bloco Principal.
– Colégio Estadual Cataratas Do Iguacu – Bloco Principal.
– Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira – Bloco 1, Bloco 2.
– Colégio Estadual Almirante Tamandaré – Bloco Principal.
– Colégio Estadual Três Fronteiras – Bloco Único.
– CEPE – Centro Universitário UDC – Bloco CEPE.
– 5º Colégio da Polícia Militar de Foz Do Iguaçu (Antigo Mitre) – Bloco 1, Bloco 2, Bloco 3, Bloco 4, Bloco 5.
– Colégio Estadual Pioneiros – Bloco Principal.
– Colégio Estadual Cívico Militar Sol de Maio – Bloco Único.
– Colégio Estadual Almiro Sartori – Bloco Principal.
– Centro Universitário Cataratas – UDC (Empresarial) – Bloco Empresarial.
– CEEBJA Prof. Orides Balotin Guerra – Bloco Único.
Em Curitiba
– Universidade Tuiuti do Paraná – Bloco B.
– Universidade Tuiuti do Paraná – Bloco C.
– Colégio Estadual Pedro Macedo – Bloco 1, Bloco 3.

Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional