Espaço faz parte das obras realizadas com recursos da Itaipu na preparação para a COP30
A Prefeitura de Belém inaugurou na noite desta quinta-feira (9) o novo Polo Gastronômico do Mercado de São Brás. A construção histórica da capital paraense foi reformada com recursos da Itaipu Binacional, como parte do apoio da empresa à realização da COP30, e ficará como legado da conferência.
Ao todo, são mais de 80 espaços comerciais entre restaurantes, bares, lojas e serviços. A reforma, com custou cerca de R$ 150 milhões, é resultado de uma parceria entre a Binacional e a Prefeitura de Belém, e transformou o tradicional mercado em um espaço moderno, acessível e sustentável, sem perder as características arquitetônicas originais.
“Essa inauguração faz parte do compromisso da Itaipu em apoiar o governo do Brasil, o estado do Pará e o município de Belém a realizarem a COP30, a COP da Amazônia, como um marco na história das conferências. O mercado é um exemplo da diversidade cultural e gastronômica amazônicas e sua restauração ainda renderá muitos benefícios para a população de Belém, mesmo depois do fim desta COP”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
O edifício centenário, projetado em 1911 pelo arquiteto italiano Filinto Santoro, mantém elementos do art nouveau e do neoclássico, agora combinados a uma infraestrutura de ponta que inclui climatização central, sistema de segurança, acessibilidade e estacionamento subterrâneo para mais de 200 veículos.

Com o novo polo, a Prefeitura busca valorizar a gastronomia e a cultura local, estimulando o turismo e fortalecendo a economia e a geração de empregos. Os 86 empreendedores autorizados a ocupar os espaços foram selecionados por meio de edital público e chamamento aberto, assegurando transparência e diversidade na ocupação do mercado.
O prefeito Igor Normando destacou a importância do momento que a cidade vive. “Além de requalificar um patrimônio histórico, aqui também é um lugar de uma diversidade cultural e gastronômica e aqui tem um pouco de cada um de nós. O Mercado de São Brás, sem dúvida alguma, é um presente no coração da nossa cidade”, disse.

Além de oferecer um ambiente acolhedor para moradores e visitantes, o Mercado de São Brás passa a ser um novo centro de convivência urbana, com áreas para eventos, praça de alimentação e restaurantes temáticos. O projeto também dialoga com o conceito de economia criativa, promovendo o empreendedorismo e a geração de emprego e renda em um dos pontos mais simbólicos da capital paraense.
Para os empreendedores que atuam no local, a entrega do espaço representa uma oportunidade de recomeço e crescimento. Vitória Nunes, representante da loja Ame, de economia criativa, ressaltou a importância de manter um espaço que valoriza a cultura e diversidade na capital.
“É um grande momento para a nossa cidade. São várias inaugurações de espaços que geram oportunidades para os microempreendedores ocuparem esses locais e isso movimenta muito o trabalho que fazemos, principalmente por uma questão regional. Estamos ligados por todas essas questões culturais da nossa cidade”, afirmou.

Outros investimentos
Além do Mercado de São Brás a Itaipu também investiu na reforma do complexo do mercado Ver-o-Peso (que inclui o Mercado da Carne, Mercado do Peixe e o Mercado do Açaí), além da pavimentação de ruas; a reforma do Porto de Outeiro; a construção dos parques lineares São Joaquim e Nova Doca; a construção da Vila Líderes; e ações de educação ambiental e estruturação da coleta seletiva.

