Edital da licitação segue aberto até o dia 3 de dezembro e candidaturas podem ser submetidas através da plataforma de compras das Nações Unidas
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), escritório da ONU especializado em infraestrutura, divulgou nesta terça-feira, dia 11 de novembro, o edital de licitação para contratação da empresa que ficará encarregada da elaboração do projeto executivo de reforma e modernização das Unidades Armazenadoras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Cambé e Rolândia, no Paraná, e Maracaju, no Mato Grosso do Sul (RFP/2025/59780). Neste edital estão contemplados apenas os projetos, não a execução da reforma.
Este é o terceiro edital publicado pelo UNOPS relacionado ao acordo de cooperação com a Conab e a Itaipu Binacional, lançado em março deste ano. Além deste edital, ainda será publicado pelo menos mais um, referente à obra da unidade de Ponta Grossa.
As empresas interessadas na licitação que querem se candidatar devem se registrar no UNGM, a plataforma global de licitações das Nações Unidas, e enviar suas propostas através do sistema eSourcing (que utiliza o mesmo acesso do UNGM) até o dia 03 de dezembro de 2025 (RFP/2025/59780).
O UNOPS realizará uma sessão de esclarecimentos sobre o edital no dia 21 de novembro, às 11h, online, através da plataforma Google Meet. As empresas também poderão realizar visitas técnicas nas três unidades, sendo necessário confirmar presença antecipadamente pelo email comprasbr@unops.org com os nomes dos representantes da empresa que vão ao local. As datas de visita técnica para cada unidade são: 24 de novembro às 11h em Cambé, e às 15h em Rolândia. No dia 25 de novembro, às 11h, em Maracaju.
Dúvidas e pedidos de esclarecimento podem ser enviadas para o UNOPS através do UNGM até o dia 27 de novembro indicando a referência do edital RFP/2025/59780.
Com aporte financeiro da Itaipu, o objetivo do projeto é modernizar o sistema operacional das unidades de armazenagem e mitigar as perdas de produtos agrícolas, desempenhando um papel crucial no incremento da capacidade de estocagem nacional e na garantia do abastecimento, segurança alimentar e nutricional, além de impulsionar a economia local.






