Representantes dos Ministérios da Saúde dos países que formam o Mercosul discutem nesta quinta e sexta-feiras, em Itaipu, as formas para reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A intenção é diminuir a incidência da doença nesses países, sobretudo nas regiões de fronteira. A reunião será realizada no Centro Executivo da Itaipu, na Vila A, a partir das 8h.
Ao final do encontro, os integrantes da Comissão Intergovernamental de Dengue do Mercosul pretendem concluir um plano de trabalho para intensificar o controle da doença, com propostas de ações para evitar a proliferação do mosquito em portos, aeroportos e fronteiras.
A comissão é formada por representantes dos estados membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – a Venezuela está em processo de adesão) e os estados Associados (Chile, Bolívia, Equador, Colômbia e Peru).
Agenda
Quinta-feira
8h30 – Apresentação da situação epidemiológica da dengue nas Américas e Avanços na Implementação da EGI-Dengue – Dr. José Luis San Martin – Consultor Regional de Dengue – Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS).
10h45 – Apresentação da situação epidemiológica de dengue e das atividades desenvolvidas por cada país para a implementação da EGI Dengue Mercosul.
13h30 – Discussão sobre as atividades e pesquisas ainda a serem desenvolvidas para desenvolvimento da EGI-Mercosul.
15h15 – Elaboração de agenda de trabalho
Sexta-feira
8h30 – O Processo de Avaliação do Programa Nacional de Controle da Dengue implementado no Brasil – Irma Aparecida Braga – CGPNCD/MS – Coordenadora Alterna da Comissão Intergovernamental “Controle da Dengue”.
9h – O processo de avaliação externa da implementação da EGI-Dengue nos países proposto pela Organização Pan-Americana de Saúde – Dr. José Luis San Martin – Consultor Regional de Dengue – OPAS/OMS
11h – Discussão dos instrumentos de avaliação.
13h30 – Continuação da Discussão dos instrumentos de avaliação.
15h45 – Revisão e assinatura da ata da reunião
17h – Encerramento.