Iniciativa visa transformar edificações públicas em construções de consumo energético praticamente nulo por meio de atualização ou modernização de equipamentos e instalação de sistemas fotovoltaicos
A Itaipu Binacional vai colaborar com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) no Programa “Energia Zero em Prédios Públicos”, promovido no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A iniciativa visa transformar edificações públicas em construções de consumo energético praticamente nulo, por meio de retrofits (processos de atualização ou modernização de equipamentos, sistemas ou estruturas existentes) que combinam medidas de eficiência energética e sistemas de geração distribuída fotovoltaica.
Para o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, a Itaipu é comprometida com a sustentabilidade e a inovação e por isso apoia e incentiva esta iniciativa. Ele destaca que a transição energética não se limita à produção de energia, mas também envolve o consumo eficiente. “Promover práticas sustentáveis e reduzir o desperdício em edifícios públicos são passos essenciais para um futuro energético mais equilibrado e responsável”, destacou o diretor.
A colaboração foi formalizada em reunião realizada no dia 6 de maio, na sede da ENBPar, em Brasília (DF), com a participação de representantes da Itaipu, liderados por Claudemir Batista, assessor especial da Diretoria Administrativa, e da equipe técnica da ENBPar, coordenada por Miguel Marques, diretor de Gestão de Programas de Governo. “Quando tomamos conhecimento do edital, vimos que ele dialoga diretamente com os valores da Itaipu em eficiência energética e transição para fontes renováveis”, afirmou Batista.

A Itaipu não executará diretamente os projetos, mas atuará como agente de divulgação e capacitação, especialmente no Paraná e Mato Grosso do Sul. “Nossa ideia é ser um veículo para que prefeitos, vereadores e outros agentes públicos conheçam o programa e participem. Vamos promover eventos e apresentações para esclarecer como acessar os recursos”, explicou Batista. Ele destacou a sinergia com ações já desenvolvidas pela Itaipu, como a instalação de placas solares em instituições como a Santa Casa, que também contribuem para a redução do consumo energético.
A Itaipu planeja organizar atividades, como convidar representantes da ENBPar para eventos no Paraná, a fim de ampliar o alcance da chamada pública.
Como é o programa
O Programa Energia Zero, conforme detalhado no edital da ENBPar, seleciona propostas técnicas para retrofit de prédios públicos até 11 de julho de 2025, prazo prorrogado devido à necessidade de maior divulgação entre gestores públicos. O objetivo é alcançar uma redução de 90% a 110% no consumo de energia elétrica fornecida pela concessionária, utilizando medidas como substituição de lâmpadas e equipamentos obsoletos, modernização de sistemas de ar-condicionado e instalação de placas fotovoltaicas. O orçamento total é de R$ 100 milhões, com R$ 25 milhões destinados exclusivamente a municípios do Rio Grande do Sul afetados pela catástrofe climática de 2024, conforme o Decreto nº 57.646/2024.
A Itaipu enviará materiais informativos, incluindo o edital e um resumo do programa, para facilitar a comunicação com gestores públicos e a imprensa.
Para mais informações sobre a Chamada Pública Procel Energia Zero em Prédios Públicos, acesse: https://cpenergiazero.procel.gov.br. Dúvidas podem ser enviadas para cpenergiazero@enbpar.gov.br.
O que é a ENBpar
A ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) é uma empresa pública brasileira criada para atuar na gestão de participações acionárias da União em empresas do setor de energia nuclear e binacional. A empresa é responsável por administrar e desenvolver projetos relacionados à energia nuclear, além de participar de iniciativas binacionais, como a gestão da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em parceria com o Paraguai.