Divulgador científico Iberê Thenório fala sobre como enfrentar a desinformação climática em webinar da Itaipu

Imagem: captura de tela.

Compartilhe esse artigo

O criador do canal Manual do Mundo esteve em palestra virtual promovida pela Itaipu Binacional nesta quinta-feira (dia 23)

Mudanças climáticas, os efeitos nocivos da disseminação de notícias falsas e o papel da COP30 diante de todo esse cenário envolvendo questões ambientais foram alguns dos assuntos abordados pelo jornalista e divulgador científico Iberê Thenório em uma palestra virtual promovida pela Itaipu Binacional nesta quinta-feira (23).

Iberê Thenório é responsável pelo canal Manual do Mundo, que conta com mais de 26 milhões de seguidores em diversas plataformas na internet.

O evento faz parte de um conjunto de ações coordenadas pela Superintendência de Comunicação Social da Itaipu Binacional no enfrentamento à desinformação climática. Uma dessas ações é a promoção de oficinas de educação midiática voltada a jovens durante os encontros dos 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental em todo o Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

A  jornalista Joselani Soares e a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Stela Guimarães de Moraes, participaram da transmissão. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional.

O webinar contou também com a participação da chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Stela Guimarães de Moraes, e da jornalista e educadora ambiental da Binacional, Joselani Soares, que conduziram o bate-papo com Iberê.

O vídeo completo está no canal da Itaipu no YouTube e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=p3SuksSA9ZI.

Durante o webinar, Iberê falou sobre o que são mudanças climáticas, suas causas, efeitos cíclicos e consequências; como são classificadas as informações erradas e as consequências da desinformação; como se prevenir das fake news e o que fazer para evitar ser um disseminador de notícias falsas; a importância da educação midiática, observando qualidade da informação e fontes da notícia; e o papel da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA), diante desse cenário de mudanças climáticas.

Como divulgador científico, recentemente Iberê divulgou um vídeo mostrando as chamadas “áreas secretas” da hidrelétrica de Itaipu, que já conta mais de 800 mil visualizações em pouco mais de uma semana que entrou no ar. O vídeo pode ser visualizado em seu canal pelo link https://www.youtube.com/watch?v=mAqCG-eXy_Y.

Sobre o webinar a respeito da desinformação climática, Iberê agradeceu o convite feito pela Itaipu e destacou a importância desse tipo de iniciativa. “Eu sou muito fã do trabalho da Itaipu, é um marco na geração de energia renovável no Brasil e sou fã de todo o trabalho de engenharia e manutenção da Itaipu, que quando a gente conhece de perto vê que vocês não estão de brincadeira, é um trabalho muito sério”.

A chefe de Comunicação Social da Itaipu aproveitou a oportunidade para ressaltar os investimentos feitos pela Binacional em educação ambiental em todo o território do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, que são áreas prioritárias da usina, por meio dos 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental dentro do projeto de Governança Participativa.

       Ela falou ainda sobre essa parceria feita pela Itaipu e o canal de divulgação científica liderado por Iberê. “A Itaipu tem um trabalho de educação ambiental muito sério, e o Manual do Mundo também tem esse compromisso. Trabalhamos hoje em 434 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul e algumas ações que estamos fazendo em Belém por conta da COP30, porque temos uma influência geral da Amazônia para o mundo, mas para a nossa geração de energia”, explicou.

Sobre o palestrante

Iberê Thenório é jornalista formado pela Universidade São Paulo (USP), autor de livros educativos, palestrante e um dos criadores do maior canal de ciência e tecnologia da América Latina, o Manual do Mundo, que possui mais de 26 milhões de seguidores em suas plataformas digitais e mais de 3 mil vídeos somente em seu canal no YouTube. Entre eles, o clássico “Entramos nas turbinas de Itaipu!” que soma mais de 11 milhões de visualizações.

Tópicos: 

Mais notícias