Data é celebrada neste domingo (24). Empresa é reconhecida como ‘Amiga da Criança’ pela Fundação Abrinq
Neste domingo (24) é celebrado o Dia da Infância, data estabelecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de promover reflexões sobre as condições de vida das crianças ao redor do mundo. Embora ainda haja muito a ser feito para garantir direitos e qualidade de vida a todas elas, a Itaipu Binacional tem feito a sua parte para ajudar.
A empresa apoia diversas ações dedicadas à proteção de crianças e adolescentes por meio de convênios firmados com parceiros comprometidos com essa causa, como a Fundação Abrinq, a Childhood Brasil, o Pacto Global da ONU e o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap). Este, por meio do Projeto Casulo, que trabalha com a prevenção da violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes com ações psicossociais para capacitação das famílias e Rede de Proteção e orientação das crianças sobre o tema.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que a empresa procura apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento integral deste público. “Acreditamos que investir nas crianças e adolescentes é investir no futuro de nossa sociedade. Somos comprometidos não apenas em apoiar ações que garantam proteção, educação e inclusão, mas em fazer isso de forma concreta, com resultados que transformam vidas”, afirmou.

Uma preocupação de décadas
Dentro desse compromisso a Itaipu mantém o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) que visa, por meio da promoção do direito à profissionalização, contribuir para a inclusão social de adolescentes integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social.
Desde seu início, em 1988, o PIIT já atendeu mais de 7 mil jovens. O programa prioriza adolescentes em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o aumento da renda familiar (em média 40%), ampliando o acesso à educação e saúde por meio de serviços psicossociais e equipe multiprofissional. Além disso, promove o acompanhamento contínuo dos jovens dentro da empresa e fortalece a Rede de Proteção Socioassistencial Municipal, impactando diretamente cerca de 200 adolescentes por ano e indiretamente mais de mil.
Para o coordenador do PIIT, Vinicius Ortiz, a adolescência é marcada por transformações que conduzem os jovens à vida adulta, sendo essencial que adultos compartilhem experiências com eles. “Por isso eu digo que o PIIT é mais do que um programa, é um espaço de trocas, em que é possível exercitar sua humanidade através da relação com o outro”, explicou.

O psicólogo da área de Responsabilidade Social da Itaipu, Werner Olinto Amorim Braga, representou a Binacional no evento de premiação que reconheceu a Itaipu, em dezembro do ano passado, como sendo uma das empresas com parceria mais duradoura com a Childhood Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua no enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescente.
Braga lembrou que, além dessas parcerias, a Itaipu mantém inúmeros convênios com instituições atuantes nessa área, entre elas o Centro de Atendimento Integral ao Adolescente (Caia), Um Chute para o Futuro, Maestro da Bola, Maestro PCD, Instituto Athus, Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN), Associação Fênix, Pequeno Cotolengo, Hospital Pequeno Príncipe, entre outras, que atuam em diversas regiões do Paraná. “Com isso, a Itaipu vem mostrando para a sociedade que suas ações vão muito além do discurso”, finalizou.