Os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) inauguram, no próximo dia 19 de julho, a Microcentral Termelétrica a Biogás do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do Rio Ajuricaba, em Marechal Candido Rondon (região Oeste do Paraná). O projeto, inédito no País, viabiliza a geração de energia elétrica a partir de dejetos da agropecuária para pequenos produtores rurais, e é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, a prefeitura de Rondon, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Paraná) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Além dos representantes das instituições parcerias, a inauguração também deverá contar com a presença do governador em exercício do Paraná, Flávio Arns, do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, do Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, do diretor-presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, parlamentares e outras autoridades.
“Este projeto é emblemático para o Brasil, visto que o País assumiu compromissos internacionais de redução das emissões de gases do efeito estufa. E com esse sistema, a agropecuária brasileira pode transformar um problema ambiental em uma solução e ainda lucrar com isso”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.
A geração de energia a partir de efluentes não é novidade no Brasil. A Itaipu, em conjunto com diversos parceiros, conta com seis unidades de demonstração de grande porte no Oeste Paranaense. O ineditismo deste novo projeto está em viabilizar esse tipo de geração de energia para pequenos produtores. São 34 propriedades dotadas de biodigestores (que recebem os dejetos da bovinocultura de leite e da suinocultura), que por sua vez produzem biogás que é enviado para a microcentral termelétrica.
Na microcentral, os geradores produzem energia que abastece as propriedades com a possibilidade de vender o excedente para a rede pública (no caso, a Companhia Paranaense de Energia – Copel). O sistema ainda tem como subprodutos a energia térmica, utilizada para secar sementes, e o biofertilizante, que é a matéria orgânica tratada que sobra no biodigestor e pode ser aplicada em pastagens e em outras culturas.
Estima-se que os 34 produtores consorciados obtenham uma renda de aproximadamente R$ 270 mil anuais com sistema. Além dos equipamentos, obras e assessoria técnica para instalação do condomínio, a Itaipu, Prefeitura Municipal e Emater auxiliaram os agricultores a sanar passivos ambientais, readequando instalações nas propriedades.
A inauguração da microcentral termelétrica está programada para as 15 horas do dia 19 de julho. Na parte da manhã, os ministros e outras autoridades participarão de um seminário e do lançamento dos relatórios de sustentabilidade da Eletrobras e da Itaipu, no Parque Tecnológico Itaipu, a partir das 8 horas.
Para mais informações sobre o projeto do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do Rio Ajuricaba, clique AQUI.
Programação:
Seminário Relatório de Sustentabilidade | Indicadores, Estratégia e Oportunidade
08:00 – 08:30 Café de boas-vindas no Parque Tecnológico de Itaipu
08:30 – 08:45 Abertura – Heloísa Covolan, Itaipu Binacioal
08:45 – 09:15 Sustentabilidade no Brasil, o futuro é agora
Luiz Fernando Nery, Petrobras e Pacto Global
Sônia Favaretto, BM&FBovespa
09:15 – 11:15 Mesa Redonda – Relatórios de sustentabilidade geram valor para a gestão empresarial
Sônia Favaretto, BM&FBovespa
Gláucia Térreo, Global ReportingInitiative (GRI)
Luiz Fernando Nery, Petrobras e Pacto Global
Luiz Augusto Figueira, Eletrobras
Heloisa Covolan, Itaipu Binacional
Moderador – Roberto Gonzalez, The Media Group
11:15 – 12:15 Lançamento dos Relatórios de Sustentabilidade Itaipu Binacional e Eletrobras
Jorge Samek, diretor-Geral Brasileiro Itaipu Binacional
José da Costa Carvalho Neto, presidente da Eletrobras
Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário
Edison Lobão, ministro Minas e Energia
12:15 – 12:30 Encerramento
12:30 – 14:00 – Almoço no local
Inauguração da Microcentral Termelétrica a Biogás do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do rio Ajuricaba, Marechal Cândido Rondon.
14:00 – 15:00 – Deslocamento para o Município de Marechal Cândido Rondon.
15:00 – Visita a uma propriedade familiar produtora de biogás e integrada ao Condomínio de Agroenergia. Em seguida, inauguração da Microcentral Termelétrica a Biogás do Condomínio de Agroenergia da Agricultura Familiar do Rio Ajuricaba.
16:30/17:00 – Deslocamento de retorno para Foz do Iguaçu.