Dois importantes espaços serão inaugurados amanhã, às 15 horas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em homenagem a figuras proeminentes do pensamento antropológico e sociológico brasileiro. O Pólo Presencial Darcy Ribeiro, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e o Espaço para Eventos Florestan Fernandes, ao lado do Auditório César Lattes, darão continuidade ao processo de expansão do PTI e promoverão o desenvolvimento dos projetos educacionais implementados no local.
Como parte da solenidade, além do descerramento das placas e das visitas às novas instalações, estão previstos também o plantio de árvores dos colaboradores que completam cinco anos de trabalhos prestados ao PTI e um coquetel. Às 19h30, encerrando a cerimônia, será dado prosseguimento ao Ciclo de Palestras “Diálogos da Fronteira”. O cientista social e professor titular de sociologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Jessé Souza, fará a palestra “A invisibilidade da desigualdade brasileira: um diálogo com Florestan Fernandes”, no Auditório César Lattes.
“Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes foram grandes defensores da educação pública. A vinda de Jessé Souza, um dos mais destacados sociólogos brasileiros da atualidade, que contesta a noção de que a desigualdade de renda é produto da desigualdade educacional, será o grande destaque na homenagem aos dois”, diz Paulino Motter, assistente do diretor-geral brasileiro e organizador do evento.
Com o Pólo Presencial Darcy Ribeiro, a UAB vai deixar o espaço provisório que ocupava desde o seu estabelecimento no PTI, há pouco mais de um ano. No novo local haverá salas de aula, de viodeconferência e de tutoria, laboratório de informática e diversas secretarias. O Espaço para Eventos Florestan Fernandes, composto por três salas, será voltado para vários tipos de eventos, sobretudo encontros acadêmicos. Uma das salas servirá de apoio; as outras duas, juntas, terão capacidade para um público de 180 a 200 pessoas.