O Espaço de Desenvolvimento Empresarial do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é um dos destaques da Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo do Paraná, que está sendo realizada em Londrina. Todos os projetos desenvolvidos pelo PTI, principalmente na área de empreendedorismo, estão sendo divulgados para os visitantes da Feira.
![]() |
Promovida pelo Sebrae Paraná, a Feira do Empreendedor apresenta aos seus visitantes cerca de 90 oportunidades de negócios nas mais diversas áreas, além de uma programação com mais de 200 eventos para quem quer abrir, expandir ou aprimorar seus negócios. A Feira, que começou na última quinta-feira (14) e vai até domingo (17), deve receber aproximadamente 12 mil visitantes. |
Com o objetivo de apresentar as oportunidades de apoio ao desenvolvimento de novos negócios oferecidas pelo PTI, um estande foi montado para atender aos visitantes da Feira. Além da distribuição de materiais de divulgação, as ações do PTI na área de empreendedorismo, desenvolvimento e inovação também foram tema da palestra do gerente do Espaço de Desenvolvimento Empresarial (EDE), Antonio Fernando Terna Machado, ministrada nesta sexta-feira. A palestra será repetida no domingo (17), às 16h.
Instalado na área da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, o PTI mantém diversos projetos voltados à formação e capacitação de recursos humanos, ao desenvolvimento científico e tecnológico e ao empreendedorismo. Com o EDE, o PTI oferece toda a infra-estrutura física e tecnológica, suporte operacional e capacitação para o desenvolvimento de empresas com produtos e serviços inovadores.
Recentemente, o EDE abriu as inscrições para o processo de seleção de interessados em participar do projeto Fábrica de Empreendimentos, que é um espaço de pré-incubação onde jovens profissionais são capacitados e adquirem experiência para, futuramente, criarem suas próprias empresas. O objetivo da Fábrica é transformar idéias em produtos, serviços e processos inovadores. Para isso, durante o período que o empreendedor permanecer na Fábrica, ele receberá capacitação para o desenvolvimento do seu negócio.
No programa Fábrica de Empreendimentos também existe o apoio às Empresas Juniores, que são associações sem fins econômicos, apenas educacionais, constituídas exclusivamente por alunos do ensino superior. O projeto tem o objetivo de fomentar e apoiar o espírito empreendedor dos acadêmicos, além de ampliar o vínculo entre as Instituições de Ensino Superior (IES) da região com o mercado, a sociedade, as políticas de empreendedorismo e o setor empresarial.
Além do espaço de pré-incubação, o PTI também mantém a Incubadora Empresarial Santos Dumont, criada para dar suporte a novos empreendimentos, e o Condomínio Empresarial. Atualmente, 10 empresas estão instaladas na Incubadora Empresarial e duas no Condomínio Empresarial do PTI.
Mais informações sobre o Espaço de Desenvolvimento Empresarial do PTI e os editais de seleção podem ser obtidas no site: www.ede.pti.org.br, ou pelo telefone: (45) 3520-5995.