Jorge Samek passa a integrar Plataforma Liderança Sustentável

Compartilhe esse artigo

Uma das cem pessoas mais influentes do Brasil, segundo a Revista Forbes, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, passou a integrar, na noite de terça-feira (4), ao lado de outras nove personalidades, a Plataforma Liderança Sustentável. O reconhecimento foi feito durante o 4° Encontro Anual de Líderes da Plataforma Liderança Sustentável, no Teatro Sesi, em São Paulo (SP). Na mesma ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Sustentabilidade no Coração do Negócio”. Samek é coautor da obra juntamente com os outros noves integrantes da plataforma.

Com os novos líderes integrados à plataforma, a iniciativa reúne hoje um total de 51 CEOs e executivos, lideranças que necessariamente devem ser pautadas por princípios como ética, transparência e respeito ao próximo e ao meio ambiente. A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento que reúne as histórias de líderes empresariais com o objetivo de conectar, inspirar e educar jovens líderes para os valores da sustentabilidade.  Os novos integrantes foram escolhidos por voto.

Além de Samek, passaram a integrar a Plataforma Liderança Sustentável Antônio Joaquim de Oliveira (Duratex), Carlos Terepins (Even), Fernando Fernández (Unilever), Marcos Madureira (Santander), Mathias Becker (Renova Energia), Ricardo Vescovi (Samarco Mineração), Roberto Setúbal (Itaú), Tânia Cosentino (Schneider Electric) e Tito Martins (Votorantim Metais).

A eleição foi feita por um colegiado formado por 150 especialistas em sustentabilidade (acadêmicos, consultores, formadores de opinião). Foram eles os responsáveis pela elaboração de uma lista inicial de indicações. As empresas mais citadas foram avaliadas pela Ideia Sustentável, organizadora do evento, que levou em consideração relatórios e entrevistas com os candidatos. Só depois de concluído o procedimento, elas foram convidadas a participar.

Os novos integrantes apresentaram para uma plateia de mais de 450 executivos e formadores de opinião o conceito da sustentabilidade e explicaram como suas empresas estão inovando a partir do desenvolvimento sustentável. Ricardo Voltolini, diretor-presidente de Ideia Sustentável e idealizador do projeto, explica que a chegada dos novos empresários (agora o projeto soma 51 líderes integrados à plataforma) reforça o poder transformador da iniciativa de reduzir impactos e contribuir para uma economia mais sustentável.

“Esses novos empresários vão compor um movimento para espalhar os valores que pregavam em suas companhias pelo País, por meio de eventos regionais e, principalmente, pela disseminação nas redes sociais”, acredita Voltolini. “E é essa missão que Itaipu, na figura do Jorge Samek, pretende ampliar nos próximos anos com o Programa cultivando Água Boa.”

Samek agradeceu o reconhecimento. “Desde sua gênese, Itaipu sempre trabalhou com energia limpa e renovável. E na última década ampliamos isso. Hoje, o Cultivando Água Boa está sendo replicado em sete países. Recentemente, o governo boliviano esteve na Itaipu e mostrou interesse em adotar a metodologia, o que deve acontecer em breve. O CAB também virou política pública estadual em Minas Gerais e no Distrito Federal.”

Para o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, o evento é o reconhecimento de uma série de ações de sucesso protagonizadas por um líder ousado, progressista e dinâmico. “Samek é um condutor estratégico que introduziu na empresa os conceitos da sustentabilidade. Itaipu construiu uma série de programas marcantes que fizeram dela uma empresa visionária. O futuro nos exige agora um aprimoramento do Cultivando Água Boa com a implantação de sua metodologia em outros lugares e o aperfeiçoamento do que estamos fazendo”, avaliou Friedrich.

Lançamento do livro

Durante o evento, foi feito o lançamento do livro “Sustentabilidade no Coração do Negócio”, de Ricardo Voltolini. O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, assina uma dos capítulos da obra, assim como os outros nove líderes. O livro apresenta as histórias desses integrantes. Nessa terceira etapa, a Plataforma Liderança Sustentável quis saber como as empresas estão inserindo esse conceito na estratégia.

A obra é composta pode depoimentos em primeira pessoa dos empresários contando os desafios de se manterem competitivos e sustentáveis. Ao final de cada capítulo, há ainda uma análise técnica assinada pelo consultor Ricardo Voltolini, discutindo os diferenciais e as razões que fazem de cada líder e empresa uma referência no tema da incorporação da sustentabilidade à estratégia do negócio.

O material agora fará parte do conjunto de ferramentas educacionais da Plataforma e pode ser utilizado por qualquer pessoa interessada em aprender ou ensinar sobre sustentabilidade empresarial.

Tópicos: 

Mais notícias