Comissão apresenta Unila à comunidade da Vila C

Compartilhe esse artigo

A Comissão de Implantação da Universidade Federal Latino-Americana (CI-Unila) apresentará o projeto da instituição à comunidade da Vila C. O encontro marcado para quinta-feira, 18, às 19h, na Escola Municipal Padre Luigi, é uma iniciativa dos próprios moradores, comerciantes e lideranças do bairro, com o apoio da Itaipu Binacional, através do Projeto Energia Solidária.

 

Os moradores da Vila C serão os principais impactados, pois, a universidade será construída na área da Usina de Itaipu, bem próximo ao bairro. Segundo os representantes da comunidade, eles resolveram procurar a comissão para conhecer detalhes sobre a universidade.

 

Desta forma, estar mais preparados para receber o empreendimento universitário e os 10 mil alunos previstos para começar a estudar na cidade em 2009.

 

Para Rosângela Silva, coordenadora do Energia Solidária, desenvolvido com a comunidade da Vila C, esse encontro visa o começo de uma interatividade entre a Unila e a comunidade. “É importante que a população do bairro conheça os impactos bons que a Unila oferecerá ao bairro”, diz.

 

Apresentação

 

De acordo com Paulino Motter, integrante da CI-Unila, o objetivo é desenvolver políticas de integração entre a universidade e os bairros próximos, para evitar que a Unila seja uma “ilha” isolada da comunidade. “Queremos que a universidade seja o fator de desenvolvimento do seu entorno”, frisa.

 

Para isso, segundo Motter, precisam ser definidas algumas estratégias. Entre elas, implantação de moradia universitária integrada a uma política de desenvolvimento da Vila C; um estudo de zoneamento da área da usina, com vistas a valorizar o transporte coletivo para os estudantes da Unila e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). “Utilizaremos o terreno doado pela prefeitura, na Vila C, para construção de um estacionamento e ponto de parada do transporte coletivo”, adianta.

 

Unila

 

A Unila será implantada em Foz do Iguaçu a partir do próximo ano. As obras no terreno de 40 hectares doado pela Itaipu Binacional, logo após a barreira de controle da Usina, devem ser iniciadas até março de 2009.

 

O primeiro vestibular está previsto para ser realizado no segundo semestre. Até o prédio estar pronto, as aulas serão ministradas em espaços cedidos pelo PTI.

Tópicos: 

Mais notícias