Ban Ki-Moon enaltece o papel do local para prosperidade global

Compartilhe esse artigo

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, declarou nesta sexta-feira (16), no 3º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Turim, na Itália, que não haverá paz e prosperidade sem políticas e engajamento pleno de agentes públicos e privados, sem os princípios baseados em ações locais de inclusão produtiva.  E complementou: “É repetitivo, mas é real e nunca foi tão verdadeiro: o local é a parte importante para um mundo global verdadeiramente próspero, humano e de paz.” Itaipu participa do evento. O último fórum foi sediado em Foz do Iguaçu, no Paraná, no Brasil, em novembro de 2013. A organização foi da Itaipu e parceiros.

Há sete meses, Ban Ki-Moon havia declarado o programa Cultivando Água Boa com “potencial para transformar a vida de milhões de pessoas, porque apresenta possibilidades extraordinárias”.  Na época, o CAB havia sido premiado pela ONU como melhor prática de gestão da água do mundo. As ações do programa são baseadas em iniciativas que respeitam a territorialidade. Segundo o secretário geral, “não haverá paz sem inclusão produtiva, daí a importância desse trabalho”.

A Itaipu Binacional e representantes da região participam do evento com vários painéis e debates. No domingo, 11, a empresa aderiu, na Itália, à Carta de Milão, reafirmando o compromisso do governo brasileiro contra a fome e a pobreza. Os pontos centrais do documento estão conectados às ações já desenvolvidas pela usina.

O superintendente de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida, moderou nesta sexta-feira, 16, o último painel. O tema foi a importância da governança para o desenvolvimento local. Participaram do debate representantes da prefeitura de Araras (SP), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entre outros. Antes disso, Herlon apresentou também o Programa de Desenvolvimento do Oeste do Paraná com o presidente da instituição, Mario César Costenaro. O CIBiogás também esteve presente no evento.

Programa Oeste em Desenvolvimento aposta em parcerias para fortalecimento regional territorial

Uma mobilização acontece a passos largos no Oeste paranaense para promover o desenvolvimento local, assegurar a riqueza na região e o bem estar das pessoas. A fórmula não chega a ser novidade. Países de primeiro mundo descobriram há tempos que investir no microterritório pode ser um grande negócio. Essa também é a proposta do Programa Oeste em Desenvolvimento.

A preocupação com o desenvolvimento da região é uma questão que sempre esteve na pauta da Itaipu Binacional e acabou ganhando uma nova amplitude em 2014, com a criação do programa. Um novo olhar foi lançado para a região. O programa é uma ação de governança regional, que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico do Oeste paranaense, por meio da participação coletiva, e fomentar a cooperação entre empresas públicas e privadas.

Fórum 2013

O Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local foi o maior evento já realizado pela Itaipu Binacional e parceiros, com um público recorde de 4,2 mil pessoas de 58 países. O Fórum discutiu caminhos para que cidades do mundo todo, incluindo as da região de Foz do Iguaçu, possam se desenvolver de forma sustentável, com base em prática e projetos realizados com sucesso em outras localidades, para ampliar as oportunidades de melhorar a vida da população. Durante o evento, o ex-presidente Lula afirmou que “o Brasil acertou a mão quando acreditou no povo”. E completou: “Se o poder público, ao invés de ficar inventando a roda, tiver mais humildade e ouvir a sua população, os anseios locais, vai saber implementar ações verdadeiras de desenvolvimento econômico local”.
 
 

Tópicos: 

Mais notícias