Projeto VE testa poste de luz que usa apenas fontes renováveis

Compartilhe esse artigo

Imagine um sistema de iluminação pública que não tenha cabos ou qualquer tipo de ligação com as fontes convencionais de energia. O poste seria alimentado apenas pela luz solar e a força dos ventos.

O que parece coisa do futuro já é realidade na China. E nesta semana começou a funcionar, curiosamente, na maior geradora de energia elétrica do planeta. Mais precisamente, em frente ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, no Galpão G5 da usina.

A empresa chinesa Sepstar Zhuhai Factory despachou para Itaipu uma unidade do sistema autônomo de iluminação pública, composto por gerador eólico de baixa potência, dois painéis solares, um conjunto de baterias e um spot de leds. O equipamento chegou a Foz há duas semanas e foi ligado pela primeira vez nesta quarta-feira (27).

De acordo com o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável, engenheiro Celso Novais, o objetivo dos chineses é firmar parceria com Itaipu no Projeto Veículo Elétrico (VE) – do qual ele é o coordenador brasileiro.

“A empresa usa esses equipamentos (as unidades autônomas) em iluminação pública e estradas. E também atua na área de veículos elétricos, como na fabricação de ônibus e acessórios, incluindo baterias e circuitos eletrônicos. Por isso o interesse em firmar parceria com Itaipu”, explicou.

Segundo Novais, a unidade autônoma ficará instalada no galpão G5 para testes. A ideia é averiguar a robustez e a eficiência do equipamento. Se for aprovado, poderá ser aproveitado em outras áreas da usina.

“Achamos interessante porque, além de usar apenas fontes renováveis de energia, o equipamento tem baixíssimo consumo e poderia ser instalado, por exemplo, em comunidades isoladas, como ilhas”, comentou Novais. “Então, é uma tecnologia que vale a pena ser avaliada”, completou.

Tópicos: 

Mais notícias