Treinamento com CCEE prepara empregados(as) para novo cenário do mercado brasileiro e revisão do Anexo C do Tratado
Nos dias 1º e 2 de outubro, cerca de 60 empregados(as) da Diretoria Financeira da Itaipu Binacional participam de um treinamento inédito In-Company promovido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A capacitação tem como tema central a “Visão Geral das Regras de Comercialização de Energia Elétrica” e ocorre em um momento estratégico para a empresa.
Segundo o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, a iniciativa é vital para preparar a usina para um futuro de maior interação com o mercado nacional. “Estamos vivendo uma transformação na empresa, com a negociação do Anexo C; a possibilidade de ampliar a potência instalada da Usina e de ter um novo bloco de energia por meio da geração solar no reservatório. Isso exige uma equipe capacitada para interagir com o setor elétrico nacional”, afirmou.

O curso, ministrado por especialistas da CCEE, oferece uma abordagem didática e prática, com foco nos fundamentos regulatórios, comerciais e operacionais do setor elétrico brasileiro. A ementa inclui temas como o Mercado de Curto Prazo (MCP); Garantia Física; Mecanismo de Realocação de Energia (MRE); Preço de Liquidação das Diferenças (PLD); contratos de energia e o papel estratégico da Itaipu no Sistema Interligado Nacional (SIN).
De acordo com o especialista em capacitação da CCEE, Edmilson Ferreira da Silva, o treinamento foi estruturado para conduzir os participantes por uma sequência lógica de aprendizado, partindo dos fundamentos da comercialização de energia até os processos técnicos de contabilização e liquidação. E o conteúdo foi pensado especialmente para atender às demandas da equipe financeira da Itaipu. “Vamos contextualizar os dados e montar o raciocínio até chegar ao resultado que a CCEE divulga sobre Itaipu. A ideia é contar essa história de forma clara, mesmo sendo um tema árduo, para que todos saiam daqui com domínio técnico sobre o assunto”, explicou.

Mudanças no setor
A capacitação ocorre em um contexto de mudanças significativas no setor que podem afetar a Itaipu. A nova dinâmica exige que os profissionais da Margem Esquerda estejam familiarizados com as regras e procedimentos da comercialização de energia elétrica.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, a parceria com Itaipu representa um marco na capacitação do setor. Ele ressaltou que o curso foi customizado para atender às especificidades da Binacional, visando preparar os profissionais para atuar com eficiência no novo cenário do setor elétrico brasileiro.
Além das apresentações expositivas, o curso foi desenhado para promover debates e troca de experiências, envolvendo desde conceitos fundamentais até a aplicação prática no dia a dia da gestão financeira e regulatória da usina.
Para Luis Alberto Pereira Oliveira, analista de planejamento financeiro com mais de 30 anos de experiência na Itaipu, o treinamento é essencial.
“Com as mudanças previstas para 2027, precisamos compreender profundamente como funciona a comercialização hoje e como podemos nos posicionar no futuro. Estar preparados é fundamental”, completou.

Marinês Gonçalves Demarchi, contadora da Itaipu Binacional há pouco mais de um ano, contou que, antes de ingressar na empresa, não tinha familiaridade com o tema da comercialização de energia elétrica. Para ela, o curso promovido pela CCEE é fundamental para entender o papel estratégico da usina no fornecimento de energia e os desdobramentos da comercialização no contexto binacional. “É um tema complexo, que envolve a compreensão da comercialização da energia no País, desde a geração até a distribuição nas unidades consumidoras. Isso é essencial para ampliarmos nossa visão do negócio da empresa em que trabalhamos. Quando surgiu a oportunidade de participar da capacitação, me inscrevi para conhecer mais sobre o assunto”, finalizou.