Itaipu acompanha início da concretagem do novo campus da Unila

Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.

Compartilhe esse artigo

Obra no primeiro pavimento das salas de aula começou nesta sexta (12)

A Itaipu acompanhou o início da concretagem das salas de aula do novo campus da Unila, em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (12). A obra, custeada pela Binacional, é um dos últimos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer e está sendo finalizada por meio de uma parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops/ONU).

Segundo Gisele Ricobom, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, e responsável pelo convênio, essa concretagem representa a realização de um compromisso do Governo do Brasil e da Itaipu com a educação. “Depois de mais de 10 anos de uma obra paralisada por motivos variados, de dois anos estudando possibilidades para essa retomada, hoje chegou o dia da concretagem de um edifício que é um símbolo: a sala de aula dos futuros estudantes da Unila. É um marco porque é o sonho virando realidade em forma de concreto”, declarou.

De acordo com Adriano Rodrigues Garcia, gerente técnico do consórcio responsável pela execução da obra, a concretagem da laje do primeiro pavimento do bloco de salas de aula é uma etapa fundamental para a edificação dos dois pisos que virão acima, completando o projeto das salas de aula. A expectativa é de que o serviço leve até 40 dias para ser finalizado, com uma média de 45 caminhões de concreto sendo despejado a cada dia. Só na sexta-feira foram 32 caminhões. Essa etapa da obra deve receber 13 mil metros cúbicos de concreto e mais de 30 pessoas trabalham diretamente no processo.

“É importante o momento da concretagem do prédio de aulas porque com esse avanço conseguimos consolidar as estruturas básicas de todo o campus. O que representa um significativo avanço na materialização das etapas de construção, um passo importante após um ano da retomada da obra”, ressaltou a reitora da Unila, Diana Araujo Pereira.

Para o representante do Unops, Fernando Barbieri, a finalização da obra é o reflexo da união de entidades que trabalham pela integração regional. “Com essa retomada, a expectativa é não apenas entregar uma infraestrutura de ponta para a Unila, mas também contribuir para o desenvolvimento da região. O Unops fica muito satisfeito em apoiar essa realização, unindo capacidade técnica e gestão internacional a serviço de um projeto tão importante”, disse.

Opinião partilhada pelo diretor-geral da Itaipu, Enio Verri. “ A diretoria da Itaipu está comprometida com a integração e acredita muito no projeto do presidente Lula para a educação superior brasileira. Esta obra terá um impacto muito significativo para a cidade, beneficiando milhares de pessoas”, afirmou.

Tópicos: 

Mais notícias