O diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, destacou o compromisso de Itaipu no enfrentamento à exploração do trabalho de crianças e adolescentes no país. Ele representou a empresa na abertura do Seminário Enfrentamento ao Trabalho Infantil, realizado em Foz do Iguaçu, na noite da quinta-feira (8).
Segundo Delazari, a Itaipu tem dois principais objetivos em fazer parte de um evento com essa temática. “O primeiro é participar da produção acadêmica e científica, estimulando as mudanças que a sociedade precisa dentro dessa nova dinâmica, patrocinando eventos de cunho jurídico. E o segundo é, de fato, colaborar com um tema que é muito caro à nossa sociedade, que é o enfrentamento ao trabalho infantil”, afirmou.

A Itaipu é uma empresa que tem se destacado por sua atuação no combate ao trabalho infantil. Em 2024 a Binacional foi novamente reconhecida como Empresa Amiga da Criança, certificado concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O reconhecimento é fruto do trabalho mantido pela Binacional, tanto para o público interno quanto externo, por meio de várias iniciativas com instituições parceiras para proteger e desenvolver crianças e adolescentes.
Por meio de convênios com diversas instituições, a Itaipu investe em atividades nas áreas de esporte, educação e cultura a crianças e adolescentes, principalmente em situação de vulnerabilidade social no Paraná e Mato Grosso do Sul. Alguns desses projetos são tocados em parceria com o Instituto Athus e desenvolvidos diretamente dentro das favelas dos dois estados.
Além disso, desde 1988 a Binacional mantém o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), que apoia adolescentes na construção de sua identidade, na conquista de sua autonomia e em seu processo de interação com a família e a comunidade. Os adolescentes que participam do programa cumprem contraturno escolar na empresa com atividades de educação laboral e culturais. Para isso recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de um salário-mínimo vigente, seguro de vida, vale-transporte, vale-alimentação e assistência médica e odontológica.
Desde o começo do programa, mais de 7 mil adolescentes já passaram pela empresa. “Ele foram conhecendo a cultura da empresa, conheceram todos os trabalhos que são desenvolvidos pela Itaipu e, principalmente, cresceram em um ambiente sadio. Então a nossa participação é nesse sentido, de estimular que essas políticas tenham cada vez mais referência no nosso Brasil”, concluiu Delazari.