A Itaipu Binacional apresentou na última quarta-feira (19) a prefeituras do Paraná e do Mato Grosso do Sul um sistema on-line que permitirá um acompanhamento georreferenciado dos projetos financiados pela binacional, por meio do programa Itaipu Mais que Energia. O programa está presente nos 399 municípios do PR e em 35 do MS e reúne diversas iniciativas socioambientais alinhadas com as políticas públicas do Governo Federal.
Nova ferramenta on-line para acompanhamento de projetos.
A apresentação se deu de forma online e contou com a participação de 250 pessoas. A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), iniciativa apoiada pela Itaipu com sede no Itaipu Parquetec. O NIT trabalha principalmente no desenvolvimento de ferramentas para a gestão de dados territoriais para a Itaipu. Agora, irá beneficiar também as prefeituras que têm convênios com a empresa, incluindo aquelas que foram aprovadas no Edital 01/23, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
A ferramenta, denominada Sistema Integrado de Desenvolvimento Sustentável (SIDS) e cujo desenvolvimento contou com apoio da Superintendência de Informática da Itaipu, permite a cada município cadastrar até cinco usuários. Ali, a gestão municipal consegue filtrar as iniciativas de várias formas, tais como os contratos ativos ou encerrados; o tipo de instrumento contratual; por atividade (abastecedouro comunitário, painel solar, pavimentação etc); o status da atividade (em execução, executada ou não realizada); e por ano de execução.
Segundo o gerente da Divisão de Apoio Operacional da Itaipu, João Paulo Bueno do Prado, o novo sistema não substitui a Bússola Social, ferramenta para prestação de contas e acompanhamento financeiro dos projetos. “O SIDS é um painel que traz um resumo executivo e, por isso, é uma forma mais ágil e intuitiva de acompanhar os projetos. Assim, poderá contribuir para a execução das ações”, afirmou.