O ODS 7 está no centro da estratégia de desenvolvimento sustentável da Itaipu, uma vez que a empresa foi criada para fornecer energia limpa e renovável em grande quantidade para o Brasil e o Paraguai. Esse fornecimento contribui para que ambos os países figurem entre as matrizes elétricas mais limpas do planeta.
Com 20 unidades geradoras de 700 megawatts (cada uma com capacidade de abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes), a usina fornece cerca de 8% da eletricidade consumida no Brasil e 80% no Paraguai. Atualmente, a usina passa por um processo de Atualização Tecnológica (com investimentos de US$ 688 milhões), que contribuirá para aumentar ainda mais sua eficiência e produtividade.
A Itaipu detém o recorde mundial de geração de energia em uma hidrelétrica, com uma produção acumulada de 3,1 bilhões de MWh (registrados até o final de 2024). Para se ter uma ideia, as emissões de gases de efeito estufa teriam sido de:
Além de gerar energia limpa, a empresa investe em tecnologias que contribuem para a transição energética e para o avanço de fontes como o biogás, hidrogênio e solar fotovoltaica. E é a partir da geração hidrelétrica que a Itaipu desenvolve ações voltadas ao cuidado com a água, a conservação dos ecossistemas e a promoção do bem-estar nas comunidades. Ou seja, a partir do ODS 7, a empresa desenvolve ações que contribuem com os demais objetivos da Agenda 2030.
Nenhum post encontrado!
A Itaipu segue princípios de desenvolvimento sustentável refletidos em suas ações e programas integrados para a promoção do bem-estar social, crescimento econômico e proteção ambiental, contribuindo para a prosperidade do Brasil e do Paraguai. Conheça as principais ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados
© 2025 Itaipu Binacional
Todos os direitos reservados