“Sustentabilidade depende de nós”, afirma Samek

Compartilhe esse artigo

As ações da Itaipu voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente foram destaque na última sexta-feira (2) durante o encerramento da 9ª Feira de Gestão da FAE, o maior evento de negócios do Sul do Brasil, realizado em Curitiba.

  


Jorge Samek,  o presidente da empresa O Boticário, Arthur Grynbaum, e o presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz, no Painel de Sustentabilidade

A apresentação de projetos como o Cultivando Água Boa e a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis foi feita pelo DGB, Jorge Samek, que ressaltou o papel de todos na construção de um mundo com respeito ao meio ambiente. “A sustentabilidade começa por cada um de nós, a partir do que comemos, daquilo que consumimos em nossa casa, na nossa cidade”, destacou Samek.

      

A apresentação do DGB foi acompanhada por aproximadamente 5 mil universitários, entre aqueles presentes no auditório do evento e estudantes espalhados por 33 pontos nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, que assistiram a palestra em sala de aula, por vídeo-conferência.

   

Além de Samek, participaram do Painel de Sustentabilidade o presidente da empresa O Boticário, Arthur Grynbaum, e o presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz. O público teve a oportunidade de formular perguntas aos palestrantes, e o DGB foi questionado sobre atividades como o campeonato de arremesso de celular. “É uma ideia que embute a sustentabilidade e chama a atenção para uma das indústrias que mais crescem no mundo, a da reciclagem”, apontou. Outro tema a despertar o interesse da plateia foram as ações desenvolvidas pela Itaipu para mitigar o impacto ambiental causado pela construção da usina.

 

 
Samek mostra que no Brasil as energias não-renováveis têm grande potencial

Samek enfatizou a distribuição de royalties, que já repassou mais de R$ 1,1 bilhão aos municípios do entorno do reservatório. “Com estes recursos, cidades como Itaipulândia puderam zerar seu passivo ambiental, construir escolas e oferecer saúde pública de qualidade à população”, afirmou Samek.

 

Quanto ao futuro, Samek reafirmou sua convicção na disseminação das fontes de energia alternativas, como a energia solar. O DGB também defendeu a busca por um ponto de equilíbrio na exploração dos recursos naturais e a somatória de esforços entre as esferas pública e privada na busca por soluções para salvar o planeta. “O planeta está dando o seu recado. E é preciso agir rapidamente.”

    

Por fim, Samek aproveitou para divulgar o potencial turístico de Foz do Iguaçu e região, destacando o protagonismo da Itaipu na promoção da cidade. “O estímulo ao turismo é uma das formas de promovermos o desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente”, afirmou.

  


Estande ecológico: as ações de Itaipu em destaque na Feira de Gestão

Além da participação de Samek no Painel de Sustentabilidade, Itaipu marcou presença na 9ª Feira de Gestão com um estande ecológico e a publicação de seu caso bem sucedido de gestão com responsabilidade socioambiental na revista do evento.

 

 

 

 

Tópicos: 

Mais notícias