A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Sala de Imprensa
Seleção brasileira de canoagem slalom inicia busca por vaga olímpica
Tamanho da letra
10/01/2012

seleção permanente de canoagem slalom começou nesta semana, em Foz do Iguaçu, a preparação para o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2012, que será realizado de 9 a 11 de março, no Canal Itaipu. A competição definirá as quatro últimas vagas do continente americano para os Jogos Olímpicos de Londres, nas categorias K1 masculino (caiaque com um atleta), K1 feminino, C1 masculino (canoa com um atleta) e C2 masculino (dois atletas).

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) convocou 16 atletas dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso, com idades de 12 a 23 anos. Entre eles, cinco integrantes do projeto social Meninos do Lago, patrocinado pela Itaipu. O comando técnico será do treinador italiano Ettore Ivaldi.

O objetivo da CBCa é manter a seleção sediada em Foz do Iguaçu, com os atletas morando e estudando na cidade, até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. No período, os principais torneios previstos, além do Pan-Americano e os Jogos de Londres, são o Campeonato Mundial Júnior e o Sub-23 de 2015 – ambos também programados para o Canal Itaipu.

Em Foz, os atletas receberão moradia, transporte, alimentação e ajuda de custo. O superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, disse que a chegada da seleção a Foz representa a nova fase da canoagem brasileira, com foco nos Jogos de 2016. A equipe terá patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio de Itaipu.

Londres

Segundo Argos Rodrigues, cerca de 60% das vagas de canoagem para os Jogos de Londres foram definidas no Mundial da Eslováquia, realizado em setembro do ano passado. As vagas restantes (40%) serão disputadas em torneios pré-olímpicos programados para ocorrer nos cinco continentes, com o é o caso do Pan-Americano.

A expectativa é que a seletiva em Foz reúna cerca de 50 atletas de dez países, entre eles, os favoritos Estados Unidos e Canadá. “Podem participar [seleções de] todos os países do continente americano, mas vem quem tem chance de se classificar”, afirmou o superintendente. A chegada dos canadenses à cidade está prevista para o próximo dia 11; a dos norte-americanos, para o dia 28.

Ainda segundo Rodrigues, quanto mais cedo começarem os treinamentos, mais chances terão os atletas de conseguir a vaga olímpica. “É de fundamental importância a equipe começar [os treinos] agora. Porque o Canal Itaipu é considerado um dos dez melhores do mundo e é extremamente técnico. Quem chegar na véspera vai ter dificuldade de se adaptar”, apontou.

Seletiva nacional

As regras da Confederação Pan-Americana de Canoagem (Copac) permitem que cada país indique, previamente, apenas três atletas de cada categoria para disputar as vagas olímpicas. Isso fará com que o Pan abrigue, na prática, duas competições simultâneas: o torneio em si e o pré-olímpico.

Para escolher os atletas que vão tentar uma vaga em Londres, dentro do Pan, o Brasil fará seletivas de 11 a 14 de fevereiro. Além dos 16 canoístas da seleção, a CBCa convocou mais dez atletas – de acordo com a classificação no ranking nacional.