Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Mensagem da diretoria brasileira da Itaipu sobre o novo coronavírus
Tamanho da letra
23/03/2020

Prezados Amigos da nossa Itaipu!  

Vivemos tempos desafiadores, que testam nossa capacidade de lidar com incertezas.

Nesses tempos, nosso bem maior a ser tutelado é a nossa união. A ela se somam solidariedade, família, fortaleza moral e muita fé.

A pandemia do novo coronavírus, que assola o mundo, atinge a todos nós. Estejamos infectados ou não. Percebam que já fomos alcançados por ela. Mas não vamos nos vitimar.

Uma sólida e confiável empresa como a nossa Itaipu, baseada no princípio da binacionalidade, em sua constituição única, tem na confiança e na reciprocidade a base fundamental de suas relações.

Sabemos que dificuldade une. Entendemos que nunca estivemos tão irmanados - Margem Direita, Margem Esquerda – unidos no mesmo objetivo de proteger nossa gente e continuar produzindo energia de qualidade para nossos países.

Cada margem, com base no que preconizam os protocolos de saúde de seus respectivos países, vem adotando medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19. Não temos dúvidas de que vamos vencer essa crise e que estaremos mais fortalecidos quando tudo isso passar.

Já adotamos, na Margem Esquerda, o plano de segurança global, com a adoção de medidas de contingenciamento e do regime de home office para quem pode seguir sua rotina de trabalho acionando o escritório virtual.

Do lado paraguaio, a ação segue essa mesma linha. Não há desalinhamento, mas sim um espelhamento, respeitando-se as necessidades de cada País. Nossa energia maior segue sendo a força da nossa união.

Sabemos também que, para proteger o todo, alguns empregados precisam trabalhar em suas residências; outros, não podem deixar o trabalho presencial, por força de garantir a energia elétrica que nossos povos precisam, em especial nessa hora de luta. Essas duas forças se apoiam e se completam de forma solidária.

Presencialmente, além da produção de energia, estão as nossas Fundações, em especial a Itaiguapy. E os que zelam pela Segurança Empresarial e pelo Refúgio Biológico Bela Vista, além de plantonistas de áreas estratégicas, que ainda mantém representação na empresa. A tudo estamos atentos e diligentes.       

Todos os empregados de Itaipu são imprescindíveis, aguerridos e com espírito cívico inquebrantável, como já demonstraram em tantas outras ocasiões. E é isso o que temos visto ao longo desses dias de exceção. A doação de cada um atesta o comprometimento e o senso de pertencimento à empresa motiva e emociona. Parabéns! Sairemos ainda mais fortes e mais unidos desse campo de batalha.