Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu e Undesa promovem capacitação sobre a relação entre comunidade e ODS
Tamanho da letra
05/11/2018

A Itaipu Binacional e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa) promovem, nesta terça e quarta-feira (6 e 7 de novembro), o seminário de capacitação “O envolvimento da comunidade nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. O encontro terá cerca de 40 participantes, entre colaboradores da empresa, parceiros, gestores de programas sociais e especialistas. A programação começa às 8h e prossegue o dia todo no Ecomuseu da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

O objetivo é capacitar futuros multiplicadores sobre a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na comunidade e em instituições. Será discutida a importância de se desenvolver um modelo de progresso e desenvolvimento que priorize as dimensões da sustentabilidade e contribua para o alcance da Agenda 2030.

A programação do evento vai incluir debates e palestras para incentivar a reflexão sobre a forma como comunidades e empresas estão encarando os ODS e a Agenda 2030, e de que forma estão contribuindo.

Após o seminário, os participantes estarão capacitados para replicar o conhecimento para a comunidade. A ideia é que esse curso se multiplique e muitas pessoas adquiram o conhecimento sobre a interconexão entre todos os ODS.

Aprofundar o conhecimento da Agenda 2030, de cada uma de suas metas e objetivos, é de fundamental importância para entender a interconexão entre todos os ODS, em especial os que se referem à água (ODS 6 - Garantir a disponibilidade de água, sua gestão sustentável e o saneamento para todos) e à energia (ODS 7 - Garantir o acesso à energia confiável, sustentável e moderna para todos).

No seminário, a interconexão e a interdependência entre esses dois objetivos serão ressaltadas utilizando como exemplo a Itaipu. Inclusive, os empregados da Itaipu convidados contribuirão para desenvolver os estudos de casos que fazem da empresa referência na implementação da Agenda 2030. Também será abordada a Aliança Itaipu-Undesa sobre “Soluções Sustentáveis em Água e Energia”.