A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Sala de Imprensa
Hospital Costa Cavalcanti ativa mais 10 leitos de UTI exclusivos para casos da covid-19
Tamanho da letra
18/11/2020

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu (PR), colocou à disposição, nesta terça-feira (18), mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes graves da covid-19. Com a ampliação, o número de leitos dessa categoria chega a 45 na unidade hospitalar.

Agora, somados os leitos oferecidos pelo Costa Cavalcanti e Hospital Municipal, Foz do Iguaçu passa a contar com 85 leitos de terapia intensiva exclusivos para casos agravados pelo coronavírus.

No HMCC, 40 leitos de UTI da ala covid-19 são destinados às internações feitas no próprio hospital. Outros cinco ficam de retaguarda para casos de sobrecarga em instituições hospitalares de Foz ou do Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu. “Com o adiamento de alguns procedimentos cirúrgicos eletivos e o aumento do número de internações por covid-19, readequamos um bloco de internamento para esta finalidade", explica o diretor técnico do HMCC, o médico Rodrigo Romanini.

O diretor superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, enfatiza que o reforço oferecido pela unidade hospitalar e pela margem brasileira da usina de Itaipu é para garantir um tratamento mais efetivo da doença. “Essa é mais uma ação do HMCC e da Itaipu para humanizar e tornar o atendimento mais eficiente neste grave momento da pandemia”.

O coordenador do Grupo de Trabalho Estratégico da Covid-19 da Itaipu, coronel Aureo Ferreira, ressalta que a empresa, comandada pelo general Joaquim Silva e Luna, tem feito grandes investimentos nesta empreitada para salvar vidas, atuando em várias frentes no enfrentamento ao novo coronavírus.

Aureo reforça ainda a importância das medidas de prevenção: "Todos precisam também fazer a sua parte, como manter o distanciamento social, usar proteção facial em ambientes públicos e fazer a higienização das mãos".

Desde o início da pandemia, já foram internados 384 pacientes nas unidades de tratamento covid do HMCC e 257 deles receberam altas hospitalares.

 

Apoio ao enfrentamento da pandemia

Ao todo, Itaipu já investiu cerca de R$ 30 milhões no combate à doença. O valor inclui, entre outras ações, a reestruturação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) – com a criação de uma ala exclusiva da covid-19 e o aporte para custeio de pacientes –, um convênio com o governo do Estado do Paraná para contratação de bolsistas da área de saúde, além de repasses para entidades impactadas pela pandemia, por meio de recursos do auxílio eventual.

 

Com informações das assessorias de Comunicação do HMCC e da Itaipu Binacional.