A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Responsabilidade Social
Diretor de Itaipu visita obras em bairros de Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
13/10/2020

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, general Luiz Felipe Carbonell, visitou, na manhã desta terça-feira (13), as obras que a empresa está realizando na região norte de Foz do Iguaçu. O roteiro incluiu a nova sede da Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar (Fibra), o Mercado Municipal, as ciclovias no bairro Itaipu A e na avenida Tancredo Neves, as casas populares na Itaipu C e, na usina, o novo pátio de pintura.

Clique aqui e acesso um arquivo de áudio com a fala do diretor Carbonell sobre as obras da Itaipu.


Construção da nova sede da Fibra, na Vila A. Foto: Alexandre Marchetti.

Entre essas obras de infraestrutura, a segunda ponte sobre o Rio Paraná, a Perimetral Leste e a duplicação do trecho de 8,7 Km da Rodovia das Cataratas (BR-469), a Itaipu, margem brasileira, está investindo mais de R$ 1 bilhão em obras estruturantes.

Segundo Carbonell, o acompanhamento dessas obras é de essencial importância. “Essas vistorias permitem que possamos avaliar não só a qualidade do serviço que está sendo feito, mas também ver se todos os prazos estão sendo cumpridos”, comentou o diretor.

Parte da equipe da Diretoria de Coordenação acompanhou o general nas visitas. A gerente do Departamento de Obras e Manutenção, Janine Groenwold, falou sobre o andamento das obras e deu explicações gerais a respeito das características específicas de cada iniciativa. Os fiscais de obras Eduardo Viali, Emerson Volkweis e José Carlos Costa informaram detalhes de cada empreendimento.

Para realizar a maior parte das obras, a Itaipu contrata, via licitação, empresas terceirizadas. A equipe da binacional fica responsável pelo planejamento e acompanhamento dos trabalhos. “Em alguns casos, o acompanhamento é mensal, como na sede da Fibra; em outros, nossos técnicos visitam o local quase que diariamente”, explicou Janine.

O trabalho de acompanhamento inclui não apenas a verificação dos prazos, mas também a conferência da qualidade dos materiais utilizados, a forma como os projetos estão sendo seguidos, o cuidado nos acabamentos e até mesmo com o espaço da obra, que deve ser organizado e seguro para os trabalhadores.

“Com a equipe que a Itaipu tem e a excelência das empresas que estão trabalhando nessas obras, nós temos mais certeza ainda que vamos entregar estruturas muito bem planejadas e construídas, que vão transformar as atividades da nossa cidade”, concluiu o diretor.