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Ouvidoria
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Ouvidoria

A Ouvidoria aproxima ITAIPU de seus diversos públicos, transformando reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de informações/providências ou elogios em oportunidades de melhoria nos processos e atividades empresariais.

A Ouvidoria é um canal de atendimento que tem por finalidade estabelecer a interlocução entre a ITAIPU e seus diversos públicos, contribuindo para a gestão participativa e transparente e, assim, para o aperfeiçoamento das suas práticas empresariais.

Ligada diretamente ao Conselho de Administração, a Ouvidoria está preparada para analisar e dar encaminhamento às manifestações, buscando, junto às áreas competentes, soluções definitivas no menor prazo possível, tendo como prazo normativo de até 15 dias úteis para resposta. Tem como um de seus princípios o acolhimento com atenção, discrição e respeito à diversidade de opiniões.

Para que serve a ouvidoria

Para estabelecer o diálogo entre a ITAIPU e seus diversos públicos, analisando e respondendo às manifestações, de forma ágil e objetiva, contribuindo com as melhores práticas de governança corporativa.

É por meio das manifestações recebidas que a Ouvidoria pode oferecer informações e sugestões para o aprimoramento de rotinas e processos de trabalho, além da qualidade dos serviços prestados.

Atribuição da Ouvidoria

  • Receber e analisar reclamações, denúncias, sugestões, pedidos de informações/providências ou elogios, referentes a procedimentos e ações da ITAIPU, buscando, junto às áreas competentes, o atendimento e/ou solução;
  • Dar conhecimento à Diretoria e ao Conselho de Administração da ITAIPU sobre as questões que lhe forem apresentadas;
  • Garantir o direito de resposta ao manifestante, no menor prazo possível, de forma clara e objetiva;
  • Acompanhar as manifestações até a solução final;
  • Respeitar o sigilo dos dados do manifestante e o anonimato, caso requeira.

Não é atribuição da Ouvidoria

  • Apurar denúncias de irregularidades e infrações;
  • Atuar como central de atendimento;
  • Substituir outros canais de relacionamento existentes, disponíveis para acesso no site da empresa;
  • Colocar em prática as soluções de responsabilidade de outros órgãos;
  • Exercer o papel que cabe primeiramente aos Gerentes da ITAIPU, quando se tratar da resolução de problemas ou conflitos de suas equipes de trabalho;
  • Substituir comitês, grupos de trabalho e sindicatos nas atribuições que lhes competem.

Como atua a Ouvidoria da Itaipu

  • Utilizando rotinas, procedimentos e sistema informatizado que permitem o registro e acompanhamento de todas as manifestações recebidas, a atuação da Ouvidoria pode ser resumida em dois principais focos:

  • Registrar e dar o tratamento adequado às manifestações, respondendo com integridade e respeito, de forma ágil e objetiva aos manifestantes;

  • Sugerir mudanças de procedimentos, mediante análise e interpretação das percepções dos interessados, com produção de relatórios e recomendações, indicando oportunidades de melhoria.

 

Formas de atendimento

 

Sistema da Ouvidoria

 

Por e-mail

ouvidoria@itaipu.gov.br

 

Carta 

          Itaipu Binacional - Centro Executivo
          Ouvidoria-Geral
          Av. Sílvio Américo Sasdelli, 800 
          Itaipu A - 85.866-900    
          Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil
 

Telefone

(45)3520-5005

 

Whatsapp

(45)9910-81432

 

Pessoalmente

Ligue e marque um horário pelo telefone (45)3520-5005

 Ouvidoria em números

 


*Total de manifestações por ano, dados até 30/06/2022.

 

*Dados referente ao ano de 2021

 

*Dados referente ao ano de 2021

 

*Dados referente ao ano 2021

 

*Dados referente ao ano 2021